google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Comitiva do Governo Cubano visita experiências na Paraíba e vai ao Cariri neste sábado

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 1 de dezembro de 2012

Comitiva do Governo Cubano visita experiências na Paraíba e vai ao Cariri neste sábado


Image 
 
Uma comitiva do governo de Cuba, com seis integrantes, sendo três campesinos e três membros do Programa El País, está visitando vários assentamentos da reforma agrária na Paraíba, para conhecer de perto experiências de convivência com a seca e com o clima semiárido.

A comitiva está observando a reforma agrária, manejo sustentável dos recursos hídricos, manejo da biodiversidade local,os bancos de sementes da paixão, plantas e animais, produção agroecológica, manejo florestal, segurança alimentar e nutricional, e acesso as políticas publicas. 

Os representantes do governo cubano começaram as visitas na quarta-feira (28) e terminarão neste sábado (1/12), com uma reunião de avaliação, em Campina Grande. Nessa reunião serão realizados encaminhamentos de possíveis parcerias entre o programa El Pais, a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA) e o INSA – Instituto Nacional do Semiárido - e as outras organizações envolvidas com a visita, a exemplo da Coonap – prestadora de assistência técnica a 30 assentamentos do Incra, localizados na região do Curimataú, brejo, cariri e agreste -, e Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Campina Grande (CPT).
 
Image 

O El País busca futuras parcerias, através de projetos que tem como objetivo o fortalecimento de capacidades para o planejamento, tomada de decisões e sistemas regulatórios para sensibilização do manejo sustentável de terras e ecossistemas severamente degradados em Cuba. 

Visita ao PA Novo Campo
Um dos assentamentos visitados foi o Novo Campo que fica em Barra de São Miguel, a 207 km de João Pessoa. Os cubanos viram a experiência da família de seu Deda e dona Neta que antes não tinham onde morar e há cinco anos estão no assentamento. A família trabalha um sistema de produção integrada sustentável com plantio de verduras e produção de mudas. Mesmo com a escassez de água tem conseguido produzir alimentos para o consumo da família e o excedente é vendido na feira livre do município.
 
Image 

Em seguida, a comitiva foi ao mutirão para implantação da Unidade Demonstrativo do Campo de multiplicação de palma resistente à cochonilha do carmim, no qual existe parceria da COONAP e INSA. Ainda no Novo Mundo, os cubanos conheceram também a experiência de seu Jonas, que está trabalhando com o manejo da caatinga,uma experiência que busca a conservação desse bioma.

Além dessas experiências, a comitiva cubana conhecerá, até sábado (1/12), o trabalho de convivência com o semiárido nas Regiões do cariri, Curimatau e Seridó e também projetos desenvolvidos no agreste da Borborema assessorados pelo Pólo Sindical da Borborema e ASPTA - Assessoria Serviços, Projetos, Agricultura Alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!