google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : São Sebastião do Umbuzeiro reforça combate à Febre Aftosa

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

São Sebastião do Umbuzeiro reforça combate à Febre Aftosa



A Cidade de São Sebastião do Umbuzeiro, localizada na região do Cariri Ocidental Paraibano, inicia nesta segunda-feira (14), a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, com a distribuição de cerca de quatro mil doses de vacina aos pequenos produtores e criadores rurais.

Na primeira etapa da campanha, realizada no início do ano, o município superou a meta inicial prevista na campanha, que é de 90% do rebanho, alcançando a marca de 99% de imunização. A prefeitura municipal adquiriu cerca de 3.800 doses da vacina e realizou a capacitação de equipes de vacinadores, que atuaram em todas as comunidades rurais, cobrindo 100% do território do município.

O prefeito Francisco Alípio das Neves (Chico Neves), disse que o objetivo foi alcançado devido ao planejamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, que realizou um levantamento prévio do rebanho e ainda no mês de abril, antes do início da campanha, a Secretaria Municipal de Agricultura em conjunto com a Unidade Local de Saúde Animal e Vegetal – ULSAV, promoveu uma campanha de conscientização da importância da vacinação do rebanho em um encontro que reuniu todos os criadores do município.

Classificação de Risco das áreas
Em 2010, a taxa de cobertura vacinal de bovinos e búfalos contra a doença alcançou 97,3%. Os estados que registraram os melhores resultados na vacinação foram Mato Grosso, com 99,74%, Tocantins, com 99,52% e Mato Grosso do Sul, com 99,41% dos animais imunizados. O estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação.

Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status, a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.

Em risco médio estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do estado do Amazonas. A Paraíba espera alcançar a meta de classificação de área livre de febre aftosa com vacinação, já a partir do próximo ano de 2012.

Chico Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!