google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Radioterapia é tão eficaz quanto cirurgia para evitar avanço do câncer de mama, diz estudo

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Radioterapia é tão eficaz quanto cirurgia para evitar avanço do câncer de mama, diz estudo

Um novo estudo concluiu que, para evitar que um câncer de mama se espalhe para a axila, a radioterapia é tão eficaz quanto a cirurgia --tratamento considerado padrão-- e ainda causa menos efeitos colaterais.
A análise do risco de o câncer se espalhar para a axila envolve a biópsia do nódulo linfático da axila chamado sentinela, por ser o primeiro para onde o câncer pode seguir.
Se ele estiver comprometido com a doença, indica-se a retirada cirúrgica de todos os nódulos linfáticos da axila, o que pode causar dores e inchaço no braço, dificuldades para movimentar o ombro e impacto na qualidade de vida.
Um grupo de pesquisadores, liderados por Emiel Rutgers, do Instituto de Câncer da Holanda, resolveu então testar a hipótese de que a radioterapia pudesse causar menos efeitos indesejados e ser tão eficaz quanto a cirurgia para evitar o espalhamento do câncer.
O estudo, apresentado nesta segunda-feira (3) no encontro da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), envolveu 3.381 pacientes que tinham linfonodos sentinelas já afetados pelo câncer. Elas foram divididas em dois grupos: 744 fizeram a cirurgia para a retirada de todos os nódulos linfáticos e 681 receberam radioterapia.

Depois de cinco anos, a ocorrência de câncer na axila foi baixa e similar nos dois grupos (quatro casos no grupo da cirurgia contra sete no da radioterapia), e não houve diferenças em relação à sobrevida das pacientes. Já os efeitos colaterais foram mais frequentes entre quem fez a cirurgia (28% das pacientes desse grupo relataram esses sintomas, contra 14% da radioterapia).
"O estudo mostra que o tratamento radioterápico é uma alternativa melhor para evitar os efeitos colaterais indesejados da cirurgia", afirmou Rutgers. Ele disse ainda que pretende acompanhar as pacientes por até 15 anos para obter resultados de longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!