google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : 14 cidades do Cariri vão receber máquinas para desenvolver a agricultura familiar

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 3 de junho de 2013

14 cidades do Cariri vão receber máquinas para desenvolver a agricultura familiar

14 cidades do Cariri vão receber máquinas para desenvolver a agricultura familiarPara reforçar o combate contra os efeitos da estiagem, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá beneficiar 99 municípios paraibanos com novas máquinas adquiridas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  O Cariri também entrou nessa lista e 14 cidades vão receber motoniveladoras ou retroescavadeiras: Alcantil, Assunção, Amparo, Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Gurjão, Serra Branca, Santo André, São João do Cariri e Soledade.
Nesta etapa do programa, serão entregues 42 motoniveladoras no dia 11 de junho, e 79 retroescavadeiras no dia 17 do mesmo mês.
Na avaliação da delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, a ação do Governo Federal está sendo realizada em um período importante. “As máquinas vieram em um momento oportuno, para atender aos municípios do semiárido, buscando amenizar os efeitos da estiagem e fortificar a agricultura familiar. Com o uso desse maquinário será possível facilitar os cultivos agrícolas e, por consequência, a convivência com o semiárido”, concluiu a delegada.

As máquinas, doadas às prefeituras, têm o objetivo primordial de auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais. Além disso, o uso deste equipamento também se estende à terraplanagem, construção de viveiros de peixes, limpeza de açudes, obras de passagens molhadas, barreiros, cisternas, barragens subterrâneas, valas e fossas.
Para trabalhar com as máquinas, as prefeituras contempladas designaram dois funcionários que irão participar de um treinamento específico para operar o equipamento. O curso destinado às motoniveladoras acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho, e para as retroescavadeiras ocorrerá nos dias 10 e 11 do mesmo mês. A qualificação será oferecida pela empresa fornecedora do equipamento e articulado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB).
Na Paraíba, apenas nesta fase do programa, o Governo Federal dispôs de um investimento de aproximadamente R$ 12,3 milhões em retroescavadeiras e R$ 14,7 milhões em motoniveladoras. De acordo com o cronograma de ação desenvolvido pelo PAC, o Governo Federal ainda enviará à Paraíba mais máquinas até o final de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!