google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : São Cosme e São Damião: Santos Estigmatizados?

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

São Cosme e São Damião: Santos Estigmatizados?



 Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente, (+ Cilícia, Ásia Menor, sécs. III-IV), e, desde jovens eram habilidosos médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência, com a confiança no poder da oração, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma. Clique em Santo do Dia e saiba mais sobre estes santos católicos.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do Céu e da terra!”.

Atenção para este recado:
Na Igreja muitos santos são estigmatizados pelo misticismo no choque de culturas, nada contra outras culturas nem outras religiões, mas é sempre muito bom lembrar a verdadeira origem das coisas. São cultuados também no candomblé e outras religiões, mas a história é bem diferente. Na época da escravatura os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho. Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como Sebastião, Jorge e Jesus, e ainda outros como Crispim,  etc. Isto é chamado de sincretismo e sâo Cosme e São Damião, que eram invocados como crianças, não ficam fora desta realidade, deste de criança a gente se confunde com as crendises do imaginário popular.

São Cosme e São Damião eram adultos e tinham como profissão a medicina , Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Senhor dai-nos uma fé viva, livre de todas as misturas, uma fé nova traduzida na vida e no amor aos irmãos e hoje é o seu dia oficial, celebrado em todo o mundo. Por isso, proclamamos o senhorio de Jesus em nossas vidas, pois os santos não precisam de alimentos, pois eles já contemplam o alimento da vida que é o Senhor.

Oração:
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e São Damião roguem por nós!

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!