google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Como fazer a lenha ecológica a partir de resíduos agrícolas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como fazer a lenha ecológica a partir de resíduos agrícolas


Com o uso da lenha ecológica é possível o  produtor rural economizar e ganhar dinheiro, utilizando os resíduos agrícolas ou florestais  como fonte de energia na sua propriedade ou vendendo-a para estabelecimentos comerciais ou industriais que tenham fornos ou caldeiras. Para isso, precisa produzir o que é chamado de briquetes. Mas o que é briquete? É uma lenha ecológica produzida a partir de resíduos agrícolas ou florestais. Mas que resíduos são esses? Podem ser restos de serragem, poda de árvores, sobras de madeira, casca de arroz e de café, sabugo de milho, caroço de açaí, bagaço de limão e laranja e outras matérias orgânicas que normalmente são descartadas pelo produtor.
Para o pesquisador José Dilcio Rocha, da Embrapa Agroenergia não é difícil preparar a madeira para a formação dos briquetes. O primeiro passo é armazenar os resíduos com o mesmo cuidado que se tem com os alimentos. Eles não podem pegar chuva, nem ficar em contato direto com a terra, pois passam a ser matéria-prima valiosa para a produção dos briquetes.
Dado o primeiro passo, os resíduos são secos e moídos estando prontos para serem briquetados. Essa operação é realizada em uma máquina, chamada briquetadeira. O equipamento pode atender a cada propriedade ou conjunto de propriedades e precisa ter custos de investimento e operacional compatíveis com os resíduos disponíveis.
O pesquisador diz que para diminuir os custos é interessante criar associações ou cooperativas para produzir e vender os briquetes. O produtor rural deve se organizar com outros produtores para adquirir os equipamentos mais caros como briquetadeira, secador e picador.  É importante também fazer um plano de negócios para controlar os custos envolvidos nessa atividade e para isso, a associação pode contar com a ajuda da assistência técnica ou do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!