google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Ar-condicionado: mocinho ou vilão da saúde?

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ar-condicionado: mocinho ou vilão da saúde?


ar-condicionadoSeja no trabalho, no carro ou até mesmo em casa, muitas pessoas recorrem aos sistemas de condicionadores de ar para fugir do calor intenso. Apesar de deixar o ambiente fresco e agradável, o seu uso pode trazer diversas complicações caso certas precauções não sejam tomadas.

De acordo com o médio Ricardo Milinavicius, diretor da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia), o ar condicionado faz com que importantes regiões do sistema respiratório sofram alterações.

“A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que adentram em nosso organismo pelo ar que respiramos. O ar condicionado provoca o ressecamento da região e aumenta, com isso, as chances de contrairmos infecções respiratórias”, afirmou o médico.
De olho na assistência técnica

Fazer a correta manutenção destes equipamentos também é importante para minimizar os riscos. Os filtros devem ser vistoriados e limpos com certa regularidade, pois eles retêm impurezas que se acumulam nos dutos e podem acabar sendo soltos no ambiente.

“Este é o principal desencadeador de doenças respiratórias: a falta de limpeza dos sistemas de ar condicionado. Para pessoas que já apresentam quadros de bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica, os riscos são ainda maiores podendo levar a casos de sinusite, amidalite e até mesmo pneumonia”, afirmou Milinavicius.

O ideal é evitar ao máximo uma longa permanência em locais com aglomeração de pessoas, pois isso facilita a troca de infecções virais. Quando não há jeito, a melhor forma de se prevenir é através da hidratação. As pessoas precisam beber muita água e umidificar as vias nasais com soro fisiológico.

“Para alguns pacientes é indicada a aplicação de uma vacina contra a pneumonia para aumentar a imunidade, principalmente em pessoas com mais de 50 anos”, orientou o médico.

O check-up vale também para o ar-condicionado dos carros, que devem passar por manutenção a cada 10 mil km rodados ou a cada ano. “As pessoas normalmente se esquecem de fazer a manutenção desses aparelhos ou deixam para depois, o que resulta num desconforto geral e constante”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!