
Ainda no dia 19, o diretor participará de reunião, em Crateús, com representantes do Governo do Estado, Banco do Nordeste e outras instituições envolvidas no projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais para o estado do Ceará. O projeto pretende envolver as instituições para validar, em diferentes biomas brasileiros, um modelo para pagamento de serviços ambientais, que possa viabilizar a redução do uso do fogo no meio rural. Liderado pelo pesquisador Luciano Mattos, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) o projeto possui ações no semiárido nordestino, sob liderança do pesquisador Rafael Tonucci, da Embrapa Caprinos e Ovinos. Mattos e Tonucci também participarão do encontro.
A visita de Waldyr tem, entre seus objetivos, colaborar na articulação entre Embrapa e instituições parceiras para o funcionamento das futuras ações do projeto de Transição Produtiva e Pagamento de Serviços Ambientais e promover uma maior integração das ações de pesquisa e transferência de tecnologias para a região dos Inhamuns. Atualmente, a região é contemplada por ações da Embrapa no âmbito dos programas Brasil Sem Miséria (Governo Federal) e Rota do Cordeiro (desenvolvido em parceria do Ministério da Integração Nacional com Embrapa e governos estaduais), além de projetos de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa - em vigor ou em implementação - em áreas como forragicultura e pastagens e nutrição animal.
Waldyr também observará o projeto do Núcleo de Treinamento e Capacitação da Embrapa Caprinos e Ovinos, que ofertará oportunidade de Residência Zootécnica a alunos de escolas agrícolas profissionalizantes do Ceará. As obras do prédio da Residência, na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, já estão praticamente concluídas para receber os estudantes participantes dos futuros programas de capacitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!