Desenvolvido desde as primeiras horas desta quarta-feira (21), o trabalho conjunto de 200 policiais, entre civis e militares da Paraíba, militares de Pernambuco, Polícia Rodoviária Federal, além de representantes do Ministério Público, resultou no cumprimento de 22 mandados de prisão expedidos pela Justiça em João Pessoa e também nos municípios de Patos, São Bento, Sousa e na cidade pernambucana de São José do Egito. Entre os presos, estão sete funcionários do Sistema Penitenciário da Paraíba.
A operação Hidra, como foi intitulada a ação policial, teve como objetivo desarticular uma das maiores quadrilhas de traficantes que vinha distribuindo drogas, principalmente no sertão paraibano, e que se autodenominava "O Cordão”. O delegado regional de Patos, Cristiano Jacques, explicou que a ação policial foi resultado de oito meses de investigação conjunta. "Rastreamos toda a movimentação da quadrilha e detectamos que os mandantes dos crimes eram detentos do Presídio Regional de Patos”, detalhou, acrescentando que também havia facilitação de saída de presos, de entrada de drogas, mulheres e também de celulares e chips no presídio.
Por facilitar a ação criminosa dos detentos no comando ao tráfico de drogas e de outros crimes, como homicídios, foram presos cinco agentes penitenciários, além do diretor do Presídio de Patos, Dimitrius Dias Mendonça, já afastado. O secretário da Administração Penitenciária, Harrison Targino, que acompanhou todo o trabalho da polícia enfatizou que a prisão dos funcionários segue a orientação do Governo do Estado de combater desvio de conduta e fiscalizar a ação de criminosos contra a administração pública. "Nós vamos punir os maus para enaltecer o trabalho dos bons”, destacou.
O secretário do Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, que também acompanhou o planejamento da operação e o cumprimento dos mandados no Sertão, ressaltou que o Estado nunca será conivente com os desvios dos servidores e está trabalhando de forma una para combater a criminalidade. "O êxito que tivemos é o resultado do trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, com a colaboração de outras instituições ligadas à segurança pública e defesa social. Diversas ações como esta serão desenvolvidas na luta incansável contra a criminalidade”, assegurou.
Com Secom PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!