Como o amendoim tem grande importância socioeconômica e alimentar para o Nordeste brasileiro, inclusive para a agricultura familiar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza para os produtores de sementes três cultivares com alto potencial produtivo e industrial.
A Embrapa Algodão (PB) indica para a próxima safra do Nordeste as cultivares BR-1, BRS 151 L7 e BRS Havana. As variedades apresentam moderada tolerância à pinta preta, à mancha parda, possuem ciclo curto, porte ereto, adaptação ao semiárido brasileiro e atendem ao mercado de grãos, tanto na forma in natura, como para indústria.
No Brasil, para a primeira safra deste ano, a produção esperada do amendoim em casca é de 237 mil toneladas
e a área a ser colhida é de 79.627 hectares, 4,2% maior que na safra anterior, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São Paulo destaca-se como o maior produtor nacional desse produto e, atualmente, o Sudeste do Brasil é a região com a maior área plantada (mais de 70%), seguido pela região Nordeste (cerca de 15%), cujos principais estados produtores são Bahia, Ceará, Sergipe e Paraíba.
Para que os produtores obtenham melhores resultados no cultivo do amendoim, a Embrapa recomenda que seja observado o Zoneamento Agrícola do Mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!