google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Carteiras de Estudante 2012 podem ser solicitadas pela internet até o dia 9 de março

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carteiras de Estudante 2012 podem ser solicitadas pela internet até o dia 9 de março


Estudantes universitários e secundaristas de instituições públicas e privadas já podem solicitar suas Carteiras de Identidade Estudantil (CIE) 2012. Os pedidos do documento em primeira remessa tiveram início nesta segunda-feira (06) e se estenderá até o dia 09 de março. O diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alexandre Sousa, explica que para solicitar a CIE basta acessar o site www.estudante10.com.br. Na página, o estudante encontrará um ambiente onde ele deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e, posteriormente, gerar um boleto para pagamento da taxa nos terminais Pagfacil/Multbank espalhados pela cidade. Depois de encerrado todo o processo, só é aguardar o recebimento da carteirinha na instituição de ensino em um prazo médio de até 20 dias úteis.

"O processo hoje é 100% online e isso facilita muito a vida do estudante, que antes tinha que pegar formulário em suas instituições, preencher e enfrentar longas filas para pagar e entregar a documentação", afirma o diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alexandre Sousa, mencionando a comodidade de solicitar a carteira estudantil de sua residência, escola, smartphone ou qualquer lugar que o estudante tenha acesso à internet. Ele lembra que desde 2010 que os estudantes tem à disposição o sistema, sendo que apenas no ano passado é que o processo se tornou totalmente online. "Antes de integralmente via internet, o aluno apenas preenchia formulário e colocava sua foto de forma online. Mas depois, ele tinha que imprimir o documento e se dirigir até uma entidade estudantil onde pagaria a solicitação", explica o diretor da EU.

Para ele, o novo sistema garantiu mais agilidade ao processo e o resultado é a satisfação do estudante, que ganhou muito mais tempo. "Com o máximo de 20 dias após o fim da remessa, ele tem o documento em mãos, diferente de antes, quando os DCEs ainda tinham que aguardar juntar 100 ou 200 formulários para emiti-los para confecção", acrescenta, lembrando que ano passado foram confeccionadas mais de 120 mil carteiras solicitadas através do sistema online, com picos de mais de 80 mil visitas por dia no site estudante10.com.br.

O analista e desenvolvedor do sistema de gerenciamento e solicitação das carteiras de estudante, Torquato Neto, explica que na próxima versão do sistema, será possível pagar o boleto pela internet. "Desse modo, o estudante não precisará nem se dirigir até um banco para pagar o boleto", salienta o desenvolvedor, garantindo a segurança do sistema. "Ele é totalmente seguro. Foi concebido com tecnologias robustas e de ponta. Não existe possibilidade de vazamento de informações pela conduta e profissionalismo dos integrantes da entidade UEE. Já com relação ao sistema, o risco é praticamente nulo", defende Torquato. Ele lembra ainda que o sistema já tem know how de um ano de utilização.

Conforme o calendário definido através do TAC firmado entre o Procon municipal e as entidades estudantis presentes na audiência do último dia 02, as carteiras estudantis de 2011 terão validade até 31 de maio. A data foi estabelecida para que os estudantes tenham tempo hábil para receber o documento 2012. Após a solicitação e pagamento do documento, as entidades credenciadas terão um prazo de 30 dias úteis para enviar os dados dos estudantes para cadastramento na Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa - AETC ou Setrans, que terão cinco dias úteis para cadastrar o documento. A partir disso, os estudantes devem receber as carteiras em, no máximo, mais cinco dias úteis. "Eles terão tempo o suficiente para solicitar seus documentos e recebe-los antes que a carteira 2011 perca a validade", destaca o Diretor da UEE, Alexandre Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!