google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Há exatos 80 anos a mulher ganhava direito a voto; participação ainda é pequena

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Há exatos 80 anos a mulher ganhava direito a voto; participação ainda é pequena


Há exatos 80 anos a mulher ganhava direito a voto; participação ainda é pequenaHá exatos 80 anos as mulheres conquistaram o direito ao voto e hoje representam mais da metade do eleitorado brasileiro. Como atuante na política, são vários os exemplos de mulheres que conquistaram seu espaço. Dentre as figuras mais importantes da atualidade está Dilma Rousseff (PT). A primeira mulher a conseguir alavancar o cargo de presidência no país.

Apesar de representar mais autonomia, a participação feminina na política ainda é pequena. Para a ex-deputada estadual e prefeiturável Tereza Nunes, embora seja um momento que tem que ser comemorado, a participação da mulher como candidata só será maior com um financiamento público à campanha. “A mulher tem que ocupar pelo menos metade dos cargos existentes, mas acho que isso só vai ser possível com ajuda financeira. A mulher lida pouco com dinheiro e por isso, tem muita dificuldade de conseguir apoio”, disse Nunes.

O direito foi alcançado em 1932, mas era restrito às mulheres casadas (com autorização do marido), às viúvas e às solteiras com renda própria. Dois anos depois, veio o direito sem restrições e, em 1946, o voto de forma obrigatória. O primeiro estado a permitir que as mulheres votassem durante as eleições foi o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!