google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Saiba como escolher o melhor tipo de peixe

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Saiba como escolher o melhor tipo de peixe


Amanhã, de acordo com a tradição católico-cristã, é um dia de jejum, quando os fiéis devem se abster da carne. Com esta tradição, aumenta a procura por peixes e crustáceos e muitos comerciantes já comemoram uma das épocas de mais vendas em todo o ano. “As vendas estão muito boas. Neste ano, estamos vendendo mais do que no ano passado. Aqui o cliente já leva o peixe tratado na hora”, comentou o peixeiro Josemildo Francisco Ferreira, de 54 anos, que trabalha no Mercado Central e vende peixes há mais de 30 anos.
Uma pesquisa divulgada ontem pelo Procon Estadual revelou que a variação do valor do peixe em João Pessoa chega a 225% entre um estabelecimento e outro. Mas além de ficar atento aos preços, a Vigilância Sanitária destaca que o consumidor precisa ficar atento à qualidade do produto que está sendo vendido.
O gerente de Alimentos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Flávio Pinto, destacou que o consumidor deve preferir sempre comprar produtos frescos em detrimento aos congelados e, antes de comprar, é bom observar algumas características. No caso dos peixes, Flávio Pinto aconselhou o consumidor a verificar se as escamas estão bem firmes e aderidas ao corpo do animal e observar se o olho do peixe está brilhante, saliente, ocupando toda a cavidade e sem a presença de pontos brancos no centro. “O peixe também deve estar livre de contaminantes químicos, como sabão e detergente, físicos, como areia, metais e plásticos e de contaminantes biológicos, como bactérias e mofos”, frisou.
No caso dos crustáceos, ele destacou que o corpo do animal deve ter a coloração característica de cada espécie, os olhos devem estar “vivos” e a carapaça deve estar bem aderida ao corpo. “O consumo de alimentos estragados pode causar infecção alimentar. O consumidor deve ficar de olho no local de venda, que deve estar limpo e organizado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!