google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Cachaças da Paraíba ganham visibilidade em todo o mundo

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 25 de abril de 2010

Cachaças da Paraíba ganham visibilidade em todo o mundo

Ver imagem em tamanho grande

A cachaça paraibana vem despontando nos últimos anos como uma das melhores do mundo. Os 60 engenhos existentes no Estado empregam aproximadamente 10 mil funcionários. Neste ano, três cachaças produzidas no estado ficaram entre as cinco melhores do Brasil no Guia da revista Veja. Serra Limpa e a Volúpia dividiram a primeira colocação, enquanto que a Serra Preta ficou em 4º lugar.
A produção paraibana de cachaça de alambique, nestes últimos anos, tem exibido um processo de ascensão vertiginosa e o consumo da bebida também tem atingido as classes A e B. Antes só atingia as classes C, D e E. Boa parte desse significativo crescimento deve-se às ações integradas dos produtores que contam ainda com importantes parceiros, como o Sebrae, Senar, Senai, UFPB, Prefeituras Municipais e o Governo do Estado, para melhorar o padrão de qualidade da bebida em função do grande potencial de consumo em todo o mundo.
Nos últimos anos tem ocorrido uma mudança de visão dos produtores paraibanos sobre cachaça. No seio do público também ocorreu essa mudança sobre o que era cachaça. Se trata de uma bebida nobre. Uma verdadeira iguaria. Atualmente, a bebida paraibana exibe bastante qualidade e o seu padrão de qualidade é um dos mais respeitados em todo o mundo. Há aumento no consumo até no meio do público feminino.
Um dos maiores especialistas em produção de cachaça no Brasil, o professor aposentado da UFPB, Carlos Barreto, diz que a bebida produzida pelos engenhos da Paraíba já alcançou, e até ultrapassou, o status hoje só alcançado pelo uisque. "A Paraíba não fica devendo nada a ninguém quando o assunto é cachaça. É o Estado que exibe uma das melhores qualidades do destilado no Brasil e no mundo", garantiu o professor, que é proprietário do Restaurante Cachaçaria Brasil e um dos maiores degustadores da bebida, situado na cidade de Areia, município que aglutina a maior quantidade de engenhos de cachaça na Paraíba, atualmente.
Há no mercado paraibano mais de 200 marcas de cachaças. Algumas marcas já se consolidaram no mercado visto atenderem aos padrões de qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura.
O Brasil produz atualmente cerca de 1,5 bilhão de litros de cachaça por ano. O Estado de São Paulo lidera o ranking, exibindo uma produção industrial que já ultrapassou a casa dos 700 milhões de litros/ano. Minas Gerais vem em seguida, no entanto, em se tratando de cachaça de alambique, é o primeiro no País. Na região Nordeste, Pernambuco é o Estado que mais produz a bebida destilada.
No Nordeste, a cachaça é produzida em várias regiões localizadas, mais especialmente nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!