As chuvas que voltaram a atingir parte do Nordeste entre a noite de sexta (16)
e a madrugada deste sábado deixaram 39 cidades em estado de emergência, sendo 31 na Bahia e oito em Sergipe, segundo informações da Defesa Civil de cada Estado. Na Bahia, as chuvas provocaram mais duas mortes hoje, elevando para sete o total de óbitos.
De acordo com o órgão, as novas mortes confirmadas aconteceram nas cidades de Salvador, em decorrência de um deslizamento de terra no bairro do Uruguai, e outra em Santo Amaro (BA), onde uma mulher morreu afogada. Ao todo, as chuvas já afetaram quase 170 mil pessoas e fizeram com que mais de 10 mil deixassem suas casas.
Até este sábado, eram registrados 7.454 desalojados --estão em casas de amigos e parentes-- e outros 3.249 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. A Defesa Civil também aponta o registro de 379 pessoas feridas devido às chuvas.
As cidades que decretaram emergência são: Apuarema, Cairu, Candeias, Cícero Dantas, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Itagimirim, Itamaraju, Itamari, Itanhém, Itapetinga, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Nazaré, Potiraguá, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz da Vitória, Santo Amaro, São Sebastião do Passe, Simões Filho, Teolândia, Vera Cruz, Dias D'Ávila, Wenceslau Guimarães, Saubara e Salvador. Seis foram homologadas pelo governo: Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Cícero Dantas, Gandu e Vera Cruz.
O órgão informou ainda que, ao lado de Lauro de Freitas e Feira de Santana, Salvador é uma das cidades que mais sofreu com as chuvas. As áreas mais afetadas estão localizadas nos bairros de Boca do Rio, Embuí, Itapuã, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Bairro da Paz, Tancredo Neves, Sussuaruna, Pau da Lima, Canabrava, Cajazeiros e Águas Claras. Os danos atingiram 963 pessoas, deixando 830 desalojadas, 131 desabrigadas e três mortos.
Já em Sergipe, mais de 4.000 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa dos temporais. As oito cidades que decretaram emergência são: Aracaju, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São Cristóvão, Pacatuba, Ilha das Flores e Neópolis.
A Defesa Civil estadual aponta ainda que 2.677 pessoas estão desalojadas --estão em casas de amigos e parentes-- e outros 1.402 estão desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Além disso, o balanço do órgão aponta 53 pessoas feridas devido às chuvas. Até a tarde deste sábado não havia registro de mortes.
A cidade mais afetada é Aracaju, com 830 pessoas desalojadas e 868 desabrigadas. Também há 47 feridos e 123 casas destruídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!