google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Câncer de próstata mata 178 homens na PB; ações vão alertar sobre a doença este mês

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Câncer de próstata mata 178 homens na PB; ações vão alertar sobre a doença este mês

Câncer de próstata mata 178 homens na PB; ações vão alertar sobre a doença este mês

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que somente este ano, o câncer de próstata matou 178 homens na Paraíba. A doença é uma das que faz mais vítimas no Estado. Em 2011, a doença liderou com 296 mortes, seguida pelo câncer de estômago com 281 e em terceiro lugar ficou o câncer de pulmão com 280 óbitos. Em 2012, foi o segundo tipo de câncer de maior incidência de óbitos no Estado, com 272 mortes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que este ano devem surgir 940 novos casos deste tipo de câncer em todo Estado, dos quais 170 em João Pessoa.

Para alertar a população sobre o câncer de próstata, foi criado nos moldes do Outubro Rosa (que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama) o Novembro Azul, uma campanha de conscientização voltada para os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Assim como a mamografia, os exames periódicos com um urologista podem detectar precocemente o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é lembrado no dia 17 de novembro.

Durante todo este mês a Prefeitura de João Pessoa vai realizar Atividades físicas, exames, cirurgias para retirada da próstata e oferta de mil consultas em urologia serão algumas das atividades que irão alertar os homens sobre os exames de rotina. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção de doenças comuns entre o público masculino, como diabetes, câncer de próstata e hipertensão arterial.

De acordo com os especialistas o câncer de próstata é a doença mais frequente do homem, assim como o câncer de mama e o de útero é na mulher. De acordo com O urologista Arlindo Monteiro ressaltou que isso causa grande preocupação, principalmente porque, segundo comentou, não existe políticas públicas voltadas para o homem da mesma forma como são direcionadas às mulheres.

“As campanhas e as políticas públicas são mais voltadas para a mulher. É como se o homem fosse um super-homem e não adoecesse”, lamentou, afirmando que as campanhas existentes são provenientes da iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia e alguns parceiros. E adiantou que entre os dias 16 e 20 de novembro será realizado o Congresso Brasileiro de Urologia, em Natal, onde o câncer de próstata será um dos principais assuntos em discussão.

Prevenção - O primeiro exame de próstata deve ser feito aos 45 anos, recomenda o urologista Arlindo Monteiro Carvalho Júnior, advertindo que caso o homem faça parte do grupo que possui histórico familiar aumenta o risco de contrair o câncer de próstata, sendo aconselhável que o especialista seja procurado a partir dos 40 anos de idade.

Arlindo Monteiro disse que ainda existe preconceito em relação ao toque retal, principalmente entre os mais velhos na região Nordeste. Mas admitiu que hoje o homem tem procurado mais os consultórios especializados porque a informação sobre a doença está mais acessível e também porque a mulher – seja esposa ou filha – tem exercido um papel fundamental nesse sentido. “Muitos pacientes meus chegam à clínica levados pela mulher ou pela filha”, explicou.

O urologista orientou que é muito importante o homem ir ao médico e se submeter ao toque retal – exame que, segundo disse, é indolor – e fazer também o teste do PSA (Antígeno Prostático Específico). Mas adiantou que o médico também aproveita para realizar outros exames, como identificar taxas de colesterol. Ele recomendou ainda que ter uma vida saudável, com atividade física e uma dieta com menos gordura é uma forma de se prevenir a doença.

Conforme o Inca, dos 940 novos casos estimados para este ano na Paraíba, a taxa de incidência é de em 50,59 de cada grupo de 100 mil homens. Em João Pessoa, essa taxa é de 50,36 de cada grupo de 100 mil homens.

O que é - A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Trata-se de uma doença considerada da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Para o Inca, o aumento nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Sintomas - Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção - Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

SERVIÇO

Na Paraíba existem quatro unidades de referência para o tratamento do câncer, todos oferecendo Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgias tanto para rede pública como para a privada.

Em João Pessoa: Hospital Napoleão Laureano e o Instituto Walfredo Guedes Pereira

Em Campina Grande: Fundação Assistencial da Paraíba - FAP e o Hospital Universitário Alcides Carneiro.

De acordo com Gerlane Carvalho de Oliveira
Coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Secretaria de Estado da Saúde o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo, podendo surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros. Entre os mais afetados estão próstata, mama, colo do útero, pulmão, cólon e reto (intestino grosso), estômago e cavidade oral (boca). Cada órgão, por sua vez, pode ser afetado por tipos diferenciados de tumor, menos ou mais agressivos.

A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.

Ações de prevenção primária e detecção precoce de doenças são capazes de reduzir a mortalidade, melhorar o prognóstico e qualidade de vida dos doentes.

Ela explica que o tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

As informações sobre a incidência de câncer originam-se principalmente dos Registros de Câncer de Base Populacional - RCBP. Tais informações são fundamentais para definir o papel de fatores etiológicos e estabelecer prioridades na prevenção, planejamento e gerenciamento dos serviços de saúde. A Paraíba possui o RCBP, que é um centro sistematizado de coleta, armazenamento e análise da ocorrência e das características de casos novos (incidência) de câncer em uma população, onde são coletados os casos de câncer dos pacientes residentes na capital, conforme determinação e orientação do INCA.




Da Redação
com Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!