google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Juazeiro do Norte - CE: Teleférico ligará colina do Horto ao Centro da cidade

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Juazeiro do Norte - CE: Teleférico ligará colina do Horto ao Centro da cidade

O teleférico ligará a colina à cidade e o prazo é que até o próximo dia 27 seja aberta a chamada pública para que as empresas se habilitem a explorar a concessão municipal, que deverá atender mais de 2 milhões de devotos por ano. Equipamento está sendo planejado para servir como mais um acesso para o romeiro que visita a cidade

Juazeiro do Norte. Um novo caminho que leva ao Padre Cícero. A instalação de um teleférico neste município, das proximidades da Basílica de Nossa Senhora das Dores seguindo até a Colina do Horto, uma das áreas mais altas da região, poderá se tornar realidade. 

No próximo dia 27 será aberta chamada pública para as empresas que se habilitarem a explorar a concessão municipal. A construção será por meio da iniciativa privada em parceria com o poder público local. O terreno para construir a base será na área próxima ao Centro de Apoio ao Romeiro.

O anúncio da chamada pública aconteceu durante o lançamento da ordem se serviço para o Roteiro da Fé, último dia 30. O lançamento do edital está previsto para o dia 27 de fevereiro. O projeto irá proporcionar melhor infraestrutura para as áreas centrais de visitação romeira, atualmente na cidade. Uma das etapas será integrar o Horto à Basílica de Nossa Senhora das Dores. 

O processo estará aberto para as empresas apresentarem seus projetos, a serem avaliados pela administração. O prefeito local, Manoel Santana, entusiasmado com o projeto, já chegou a visitar o teleférico do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e viu como inteiramente viável para a cidade. 

Mas há razões até para algumas pessoas mais apegadas à história contestarem a iniciativa, já que o caminho antigo, seguido pelo Padre Cícero, na estrada antiga do Horto, poderá deixar de ser opção para os romeiros que sobem até o local. Para o secretário de Turismo e Romaria da cidade, José Carlos dos Santos, essa pode até ser uma nova opção, mas a tradição não será esquecida pelo romeiro, que vêm ao Município fazer a sua peregrinação.

 
Peregrinação

Esse também foi um questionamento no momento da construção de uma segunda opção de acesso ao Horto, já na saída para Caririaçu, feita há algumas décadas. "Na verdade, não interferiu, e sim, acabou facilitando o grande fluxo de veículos que vem a cidade durante as romarias", justifica. De acordo com o secretário, historicamente o espaço da subida do Horto é a rua com o mesmo nome.

Assim, esse é o destino da peregrinação, onde também foram construídos momentos da Via Sacra. "No imaginário popular o caminho está presente como o roteiro da fé", diz. Ele acredita que o teleférico não vai substituir à visitação à estátua pela estrada antiga.

O teleférico entra num contexto de modernização, para o que vem sendo pensado hoje em termos de investimentos na infraestrutura turística da cidade, que recebe, por ano, mais de 2 milhões de romeiros, dentro de uma estimativa crescente, de acordo com o Secretaria de Turismo e Romaria. "O teleférico entra numa perspectiva do processo de modernização da cidade e como acesso diferenciado. Vai se tornar um atrativo a mais para os turistas", explica José Carlos.

Segundo o secretário, a prefeitura irá propor o direito da empresa vencedora do processo poder explorar o serviço. A base estará num dos pontos mais movimentados durante a romaria da cidade, no complexo da Basílica, onde hoje se encontram o Mercado dos Romeiros, o Centro Multiuso, em execução; o luzeiro, o estacionamento dos romeiros, e o local onde está prevista a construção da praça do Marco Zero, projeto que não foi concluído durante a realização da na festa dos cem anos da cidade, ocorrida no ano passado.

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576 - Centro
Juazeiro do Norte - CE
Fone: (88) 5512.2266

 
ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!