google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Defesa Agropecuária apura mortes de 23 bovinos no Cariri da Paraíba Mortes aconteceram em dez dias e suspeita é de infecção bacteriana. Segundo criadores, outros 30 animais apresentam os mesmos sintomas.

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Defesa Agropecuária apura mortes de 23 bovinos no Cariri da Paraíba Mortes aconteceram em dez dias e suspeita é de infecção bacteriana. Segundo criadores, outros 30 animais apresentam os mesmos sintomas.


Bovinos foram analisados pela equipe de fiscalização da Defesa Agropecuária (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)Técnicos do programa estadual de Defesa Agropecuária da Paraíba visitam propriedades rurais do município de Boa Vista, no Cariri paraibano, na manhã desta sexta-feira (3) para investigar as mortes de 23 bovinos nos últimos dez dias por suspeita de infecção bacteriana. Segundo informações repassadas por criadores à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 13 animais morreram em uma única propriedade no intervalo de quatro horas na quinta-feira (2) e outros 30 estariam doentes apresentando sintomas semelhantes.
Os criadores chegaram a suspeitar que as mortes tivessem sido causadas por uma infestação do inseto cochonilha do carmim em palmas que serviram de alimentação para bois e vacas. O veterinário e técnico da Emater, Iácome Coelho Jácome, descartou a hipótese e disse que os sintomas são de infecção bacteriana.

Depois das comunicações, a Defesa Agropecuária providenciou uma viagem ao município para colher material de análise e fazer os levantamentos que poderão identificar as causas. Eles também vão estudar quais medidas podem ser tomadas no tocante à segurança alimentar da população. As mortes começaram na semana passada, com a perda repentina de dez animais adultos em outra propriedade.
“Morte por esse tipo de infecção sempre ocorre, mas em menor proporção, e geralmente não são notificadas. Só uma pesquisa mais detalhada vai identificar realmente as causas”, explicou o veterinário.
O programa de Defesa Agropecuária é mantido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento de Agropecuária e Pesca, atuando na prevenção da saúde pública e segurança alimentar da sociedade. G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!