google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Palma Forrageira é tema de cartilhas técnicas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Palma Forrageira é tema de cartilhas técnicas


Metodologia utilizada no aumento da produtividade e potencial da palma serão apresentadas em duas cartilhas
A palma forrageira foi introduzida no Brasil no final do século XIX, porém a disseminação de todo o seu potencial e formas de utilização é recente. A cactácea, antes cultivada de forma rústica para a produção de carmim, ganhou espaço no semiárido brasileiro após a grande seca que aconteceu no final dos anos 70, passando a ser utilizada também na alimentação animal.
Desde então, a cactácea tem sido objeto de estudos e pesquisas, mas foi em 2005, após a implantação do Projeto Palmas para o Semiárido, que a cactácea conquistou seu espaço na Paraíba. O projeto, implantado pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB com apoio de vários parceiros, teve como objetivo principal derrubar um grande obstáculo: a baixa produtividade dos campos de palma. “Após conhecer o método de plantio e o volume de produção dos palmais do México, vi que era totalmente viável a produção de palma em larga escala aqui no nordeste brasileiro”, afirmou Mário Borba, presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB.
A ideia principal do projeto era difundir e ensinar o método de cultivo adensado da palma, que consiste na utilização de uma série de tecnologias que faz a produtividade dos campos aumentar em até dez vezes, aos produtores rurais da Paraíba. Além disso, o projeto também visava à disseminação da utilização da palma na alimentação humana, na produção de cosméticos e produtos medicinais.
Devido aos resultados obtidos, o método de cultivo adensado foi aprovado e vem sendo utilizado pelos produtores rurais do estado desde então e o número de interessados e dos treinamentos na área vem crescendo ano a ano. Para o superintendente do SENAR-PB, Almiro Sá, a demanda de cursos oferecidos pelo Sistema gerou uma necessidade de ampliar o material didático existente. “Como o interesse pela palma vem crescendo cada vez mais, é importante que toda a informação que temos esteja organizada e disponível para os produtores rurais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!