google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : PB registra mais de 37 mil acidentes de trabalho na última década; problema é discutido em nível de NE

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 7 de dezembro de 2013

PB registra mais de 37 mil acidentes de trabalho na última década; problema é discutido em nível de NE

PB registra mais de 37 mil acidentes de trabalho na última década; problema é discutido em nível de NE

A Paraíba registrou nos últimos 10 anos, 37.250 acidentes de trabalho. Somente em 2012, segundo dados divulgados pela Previdência Social, ano passado foram 4.779 acidentes e em 2011 esse número chegou a 5.284. Os dados foram apresentados durante o IV Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador que teve como tema: “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”. O evento foi aberto na noite da última quarta-feira (4) no Instituto de Religião João Pessoa (Igreja dos Mormos) ao lado supermercado Bom Preço, na Praça Castro Pinto e se estendeu até a sexta-feira (6) sob a coordenação do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador na Paraíba (Cerest-PB), órgão ligado a Secretaria de Estado de Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, abriu o evento falando na importância do evento discutir política. “Os problemas políticos são os maiores fatores de desagregação do Nordeste e na saúde o problema é muito concentrado”, afirmou. Waldson falou sobre esse assunto porque o representante do Ministério da Saúde, Roque Veiga, disse que precisava da parceria do secretário para fazer vigilância e promoção da saúde e para isso tem que sensibilizar a população e agilizar os prefeitos. Roque é coordenador nacional em saúde do trabalhador e fez a palestra de abertura, intitulada “‘Balanço da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS com enfoque na Região Nordeste’.

A coordenadora geral do Cerest-PB, Celeida Barros, que a saúde do trabalhador hoje em todo o Brasil é ‘uma situação gritante’, pois o adoecimento e a morte nos processos de trabalho é silencioso e pouco se notifica. De acordo com ela, os acidentes de trabalho hoje matam mais do que as guerras, a tuberculose e a AIDS. “Precisamos acordar os profissionais da área de saúde para que tenham um olhar mais sensível para esta categoria com a notificação e identificação de casos de acidentes de trabalho, afinal de contas todos nós somos trabalhadores e trabalhadoras, sejam formais ou informais, empregados ou desempregados e inativos”, afirmou.

Ela explicou que o Cerest-PB, em parceira com os três Cerest’s regionais (instalados em João Pessoa, Campina Grande e Patos) tem trabalhado, por meio de capacitações junto aos profissionais de saúde de todo o Estado, com o objetivo de aumentar o número de municípios que notificam casos de acidentes de trabalho. “A partir do momento em que se tem uma realidade precisa da situação, teremos mais condições de desenvolvermos políticas públicas voltadas para estes trabalhadores e essa realidade nós só alcançaremos com o processo de notificação e com o manejo clínico de agravos e doenças”, destacou Celeida Barros.

Segundo ela, hoje o setor onde se registra o maior número de acidentes de trabalho é o da construção civil devido ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem proporcionado o aumento da mão de obra e muitas vezes esses trabalhadores não têm e não recebem nenhuma noção de segurança no trabalho antes de iniciarem as suas atividades e isso contribuiu para que ocorram acidentes. Outro setor onde se registra muitos acidentes de trabalho é a área de saúde, principalmente com objetos perfuro-cortantes.

Celeida Barros disse que hoje uma das grandes preocupações do Cerest-PB é com relação ao uso indevido e indiscriminado de agrotóxicos, que tem trazido sérios problemas de saúde, não só para quem manuseia esses produtos, como também para quem consome legumes e frutas e hortaliças que recebem esse veneno. Para enfrentar esse problema, o Cerest-PB está com um projeto em andamento para ser aprovado e colocado em prática e que tem como principal objetivo identificar as áreas de risco para que sejam tomadas as devidas providências. O projeto prevê ainda a criação de um Serviço de Referência em Toxicologia.

Sobre o Serviço – Celeida Barros explicou que o principal objetivo do Cerest-PB é fortalecer a política de saúde do trabalhador no Estado, capacitando a Rede SUS para identificar, notificar e reabilitar o trabalhador adoecido na sua atividade produtiva ou que sofreu acidente de trabalho, como também disseminando as ações em saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção à saúde do SUS, além de promover o ambiente e o processo de trabalho saudável. “O serviço é um aliado para melhorar as notificações do SUS”, destacou.

Sobre o evento - O Encontro reuniu cerca de 170 pessoas de todos os Estados do Nordeste e serviu para fazer um balanço da Política Nacional de Saúde do Trabalhador na região Nordeste, abordando as dificuldades, avanços e o que se pode fazer para melhorar a atenção e os cuidados com o trabalhador. Para esse encontro foram convidados secretários de saúde, profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Gerências Regionais de Saúde e órgãos parceiros a exemplo da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), INSS, Ministério Público do Trabalho, (MPT), Sindicatos, Associações e vários outros órgãos entidades ligadas ao trabalhador.


Da Redação
com Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!