google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Novo CEDC vai proporcionar um aumento em 37% os exames de câncer colo de útero de mama na PB

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Novo CEDC vai proporcionar um aumento em 37% os exames de câncer colo de útero de mama na PB


Novo CEDC vai proporcionar um aumento em 37% os exames de câncer colo de útero de mama na PBO Novo Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) vai proporcionar um aumento em torno de 37% na realização de exames de colo de útero e de mama na Paraíba. Antes eram realizados cerca de 11 mil procedimentos mensais e agora com as novas instalações esse número pode chegar a 15 mil.

O Serviço, que antes funcionava na Avenida João Machado, passou a funcionar desde o início desta semana a Avenida Duarte da Silveira, nas proximidades do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). A inauguração foi feita pelo governador Ricardo Coutinho e contou coma presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza e várias autoridades ligadas a área de saúde.

O secretário de Saúde do Estado, Waldson Dias de Sousa, ressaltou que o tratamento do câncer está sendo priorizado dentro de uma linha de cuidado que não é somente a estruturação de serviços especializados em nível hospitalar, mas em prevenção com diagnóstico precoce.

Waldson destacou que o CEDC será uma grande referência no diagnóstico precoce do câncer e precisa do apoio das prefeituras, já que a maior porta de entrada para o SUS se dá na atenção básica. “Temos praticamente 90% do Estado coberto por Unidades de Saúde da Família que realizam o exame citológico simples para a detecção do câncer de mama. E agora temos um grande serviço para o diagnóstico especializado integrado com o sistema de informação utilizado em todo o país”, comentou.

De acordo coma diretora geral CEDC, Roseane Soares da Nóbrega Machado, foram investidos cerca de R$ 50 mil na readequação das instalações físicas do ambiente além de R$ 1, 1 milhão em equipamentos.

Ela explicou que com a inauguração do CEDC, a Paraíba terá um Serviço com qualidade e eficiência em saúde mamária. O novo CEDC vai dispor de um tomógrafo para a realização de mamografias, além de realizar ultrassonografias o que vai contribuir com a detecção precoce do câncer de mama. “Com esses investimentos. O CEDC vai ser ‘padrão Ouro’, em atendimento, pois vamos ofertar em só ambiente todas as condições necessárias para a saúde mamária da mulher com médicos especialistas a exemplo de mastologistas e ginecologistas, com os laboratórios de Citologia e Anatomia Patológica, dentre outros serviços”, destacou a diretora.

De acordo com Roseane Soares, a meta é para que até o final de 2014, o Estado responda por cerca de 50% de todos os procedimentos em citologia do Estado realizados pelo SUS. “ Hoje esse índice é de 35% e vamos trabalhar visando a detecção precoce do câncer de colo de útero”, destacou. “ O Governo do Estado tem se preocupado em investir em ações e serviços voltados para o combate e prevenção de doenças e com isso reduzir os custos na alta complexidade”, destacou a diretora geral do CEDC.

Dados - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa para este ano é para 640 novos casos de câncer de mama na Paraíba e 250 em João Pessoa. Com relação ao câncer de colo de útero a estimativa é de 320 novos casos no Estado e 80 na Capital. Dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde aponta que no período de 2008 a 2012 , foram registrados 987 óbitos na Paraíba enquanto o câncer de colo de útero foi responsável por 450 mortes.

Sobre o Serviço - Fundado em 1998 para rastrear o câncer do colo do útero, em pouco tempo o CEDC tornou-se o único de referência no atendimento da rede pública de saúde na Paraíba. De acordo com Roseane Soares, com o passar dos anos foram agregados ao atendimento da unidade outros serviços voltados em cerca de 90% para a saúde da mulher. “Foram integrados serviços como clínica ginecológica e de mastologia, além da realização de biópsias, punções aspirativas e cirurgias de alta frequência em lesões que ainda não são cancerígenas, mas que podem ser precursoras do câncer”, explicou.

Roseane Soares enfatizou a qualidade do atendimento oferecido gratuitamente pelo SUS, especialmente no que se refere aos profissionais envolvidos. “Oferecemos atendimento especializado e comprometido com a saúde não só da mulher, como da população em geral. Possuímos, por exemplo, profissional especializado em procedimentos de detecção do câncer da tireoide, em que nota-se um crescente número de casos”, revelou.

Dos casos de câncer diagnosticados pelos serviços do CEDC nas mulheres, os mais comuns ainda são os localizados no colo do útero e nas mamas. “Há quase um empate. Mas estamos identificando um aumento no número de casos de câncer de mama que são diagnosticados pelo CEDC. Acredito, no entanto, que seja por uma maior procura por parte das mulheres relacionadas à saúde mamária. As mulheres estão mais conscientes, procurando se tocar e se conhecer mais, e por consequência há uma maior detecção dos casos”, disse.





Da Redação
com Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!