google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Aesa registra sensação térmica de 40ºC; Cariri sofre

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aesa registra sensação térmica de 40ºC; Cariri sofre

 
 
Este ano, o verão começa oficialmente no hemisfério Sul às 14h11 do próximo dia 21. A proximidade da estação mais quente do ano está provocando o aumento da temperatura na Paraíba. Ontem, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou uma elevação nos termômetros em várias cidades: Areia (30,2ºC), João Pessoa (31,3ºC), Campina Grande (32,4ºC), Cabaceiras (35,2ºC) e Sousa (36,9ºC). Em Patos a sensação térmica chegou aos 40ºC.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, o aumento da temperatura está dentro da normalidade, uma vez que dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano na Paraíba. “Como estamos localizados nesta faixa equatorial, recebemos mais radiação solar neste trimestre e temos o aumento médio de um a dois graus. Até fevereiro devemos ter temperaturas ainda mais altas que as registradas agora, principalmente no Sertão”, alertou.

Além do calor tradicional, a estação que se aproxima também é caracterizada por dias mais longos: o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. “O dia solar passa a ser maior, deixando as noites mais curtas”, acrescentou Marle, lembrando que o verão também é o período em que são registrados os maiores índices pluviométricos no Sertão. “Em dezembro costumamos ter eventos isolados. No mês seguinte devemos registrar chuvas dentro da normalidade”, concluiu.

Previsão - Nesta quarta-feira (4), o tempo deve permanecer com sol entre poucas nuvens em todo o Estado. O boletim meteorológico completo está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Mais informações sobre tempo e clima do Estado podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-6367.

Clima e recursos hídricos - O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul, também conhecido como Parlamento das Águas, dará posse aos seus novos representantes na próxima terça-feira (10). O evento vai acontecer no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), localizado na Avenida José Américo de Almeida, nº 280, no bairro da Torre, na Capital.

No comitê são discutidos os efeitos do clima nas bacias hidrográficas e a distribuição dos recursos hídricos. Eles também fiscalizam casos de contaminação, denunciam situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

O processo eleitoral elegeu representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federal, membros da sociedade civil e usuários de água. São moradores de Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi escolhida para representar o poder público federal. Já a bancada dos órgãos estaduais é composta por Cagepa, Defesa Civil, Sudema, Emater, Empasa e Sedap, além da Aesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!