google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Estudos analisam o uso de fitoterápicos no controle de parasitas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estudos analisam o uso de fitoterápicos no controle de parasitas

Inédito na Embrapa Pecuária Sudeste, os estudos têm como objetivo controlar os parasitas animais com a utilização do princípio ativo das plantas, isoladamente ou associados a formulações químicas. O objetivo é minimizar o uso de produtos químicos no controle de parasitas em animais, de modo a diminuir o impacto de resíduos no meio ambiente e nos produtos de origem animal, como leite, carne e derivados.
 
Um dos fatores positivos, da nova pesquisa, é que a fitoterapia elimina ou, ao menos, reduz o uso de produtos químicos. Em alguns casos, a planta pode ser utilizada diretamente como um vermífugo natural. Por isso, pode ser facilmente adotada pelos agricultores familiares. Entre os principais problemas da fitoterapia está a variação do princípio ativo das plantas, de acordo com o local, o solo e o clima. Nem sempre uma planta que apresenta ótimos resultados na Região Sul terá o mesmo desempenho no Norte do País. “Por isso, é preciso a realização de pesquisas regionalizadas”, opina a pesquisadora.
 
Em função da rápida aquisição de resistência, por parte dos parasitas, aos produtos químicos comerciais, a fitoterapia tem sido amplamente estudada na atualidade. Os experimentos são realizados com o apoio da fitoquímica e toxicologia para conhecimento das substâncias ativas das plantas e seus efeitos.
 
Um exemplo atual, segundo Ana Carolina, que faz parte de um grupo de pesquisa coordenado pela Embrapa Caprinos, e que estuda, dentro da fitoterapia, um produto feito à base de eucalipto. O produto foi patenteado e o domínio é da Embrapa e da Universidade Federal de Minas Gerais. O novo fitoterápico é feito a partir do óleo de eucalipto, que é comprado diretamente de empresas especializadas, algumas produzindo em larga escala. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!