google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Bateu aquele sono? Saiba por que os olhos se fecham quando dormimos

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bateu aquele sono? Saiba por que os olhos se fecham quando dormimos


Você já parou para pensar por que nossos olhos se fecham quando dormimos? Um gesto tão automático, mas que tem lá os seus motivos.

Na edição de 2 de abril de 1978, a "Folhinha" contou, na seção "ciências", o porquê das pálpebras encostarem uma nas outras enquanto estamos dormindo. Confira a íntegra do texto abaixo:

Agora é cedo, mas mais tarde, quando a noite chegar e for hora de dormir, o que você sentirá? Sono, não é? E o que o sono faz com seus olhos? Parece que ficam pesados e as pálpebras querem se fechar, não é?

É verdade; aliás, as pálpebras fazem um grande esforço, durante o tempo em que você está acordado, para ficarem suspensas, deixando você de olhos abertos. As pálpebras são como cortinas, que no sono se fecham sobre os olhos, deixando que eles (e elas também) repousem.

Sabe por que não conseguimos dormir com olhos abertos?

Por duas razões: porque a luz que vemos com os olhos abertos excitam nosso cérebro e assim, não conseguimos descansar. E porque sem a proteção das pálpebras, os olhos se ressecam e incomodam muito, como se tivesse poeira nele.

Por isso, na hora de dormir, as cortinas (pálpebras) se fecham e para tudo ficar mais tranquilo ainda, as pupilas se deslocam um pouco para cima, para não serem atingidas pela frestinha que fica entre as pálpebras.

Silêncio e escurinho --duas condições para um bom sono, que nos restaura as forças para mais um dia de estudo, trabalho, brincadeiras.
Folha de S.P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!