google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Aprenda a fazer colostro artificial como alternativa para alimentar crias de caprinos

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aprenda a fazer colostro artificial como alternativa para alimentar crias de caprinos


Logo após o nascimento, os caprinos e ovinos, como a maioria dos animais, não têm anticorpos no sangue. A imunidade depende da disponibilidade do colostro, secreção que se acumula na glândula mamária ou úbere nas últimas semanas de gestação. De cor branco-amarelada, rica em proteínas, anticorpos, minerais e vitaminas, o colostro possui efeitos nutritivos, antitóxico e laxativo. Apresenta uma gordura que é bem absorvida, sendo importante fonte de energia, exercendo papel fundamental na saúde e bom desenvolvimento das crias.
No entanto, existem situações em que o produtor é levado a alimentar artificialmente as crias usando o colostro artificial: quando a mãe morre e não tem outro animal para se obter o colostro; em caso de doenças que podem ser transmitidas pela ingestão do leite; partos múltiplos (2 ou mais crias) e quando o colostro é insuficiente.

A médica-veterinária Maria Dalva Bezerra de Alcântara, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) explica que o uso do colostro artifical é uma alternativa para alimentar cria de caprinos e ovinos. Segundo Dalva, o colostro artificial pode substituir perfeitamente o colostro natural. É feito pelo produtor com o  leite de  cabra ou de vaca “in natura” e ovo de galinha. Deve ser oferecido às crias em mamadeiras e pode ainda ser armazenado em congelador por um período de até 30 dias.
Para fazer o colostro artificial a pesquisadora da Emepa explica que são necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias. “É importante que esse colostro seja dado às crias a partir das primeiras horas do nascimento, de três a quatro vezes por dia, em uma quantidade de 100 a 150 mls, durante 2 a 3 dias”, destaca Dalva. É bom lembrar, no entanto, que só se deve interferir na alimentação das crias se houver necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!