google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : A ração ideal para os períodos de seca

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A ração ideal para os períodos de seca


A preocupação do pecuarista com a oferta de forragem ao gado no período de seca pode ser resolvida com a produção do chamado feno-em-pé. Para isso é necessária a decisão de reservar pasto para aplicação da chamada técnica de vedação de pastagem. Isso ocorre exatamente no período das chuvas.
Apesar do feno-em-pé ser uma técnica simples, o pecuarista deve estar atento para algumas orientações, a fim de aproveitar ao máximo os benefícios dessa medida preventiva. Com ela, será possível armazenar alimento e, até mesmo, propiciar um ganho de peso no animal. O pastejo diferido ou feno-em-pé, consiste em reservar uma área, vedada ao gado, para que a pastagem cresça. Essa área deve ser proporcional à quantidade de gado da propriedade: em geral, um hectare (ha) de pasto para cada animal com peso em torno de 450Kg (uma unidade animal).

As forrageiras mais indicadas para o pastejo diferido e que apresentam menor perda de valor nutritivo são a Brachiaria decumbens e a Brachiaria brizantha (cv. Marandu). Já as cultivares dos gêneros Panicum - como Tanzânia, Mombaça, Vencedor, Centenário e Aruana - e Andropogon, não são recomendadas para o feno-em-pé, pois apresentam caules grossos.
Para se obter uma maior produção com melhor qualidade, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, recomenda que o feno-em-pé seja feito de forma escalonada. Segundo a pesquisadora em manejo de pastagens, Valéria Pacheco Euclides, da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, o ideal é dividir a área de diferimento em duas partes: 1/3 dela será reservada no início das chuvas para servir de alimento para o gado nos meses de junho e julho, e os 2/3 restantes devem ser vedados na metade do inverno para fornecer alimentação em agosto e setembro. A área reservada primeiro deverá ser menor porque esse período é mais favorável ao crescimento da forrageira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!