google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Chuvas no Cariri, Sertão e Agreste trazem esperanças, mas inverno ainda não chegou, diz Aesa

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Chuvas no Cariri, Sertão e Agreste trazem esperanças, mas inverno ainda não chegou, diz Aesa


Image 
 
As chuvas que caíram em alguns municípios nas regiões castigadas pela seca no Estado trouxeram esperanças de que o período de estiagem que já dura mais de seis meses tivesse chegado ao fim. Mas de acordo com o serviço de Meteorologia da Agência de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas que têm caído, apesar de intensas, têm sido muito rápidas, não dando para acumular água no solo ou nos açudes.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, essas chuvas ainda não representam o fim da seca e o início do inverno. “As precipitações são pequenas e não dão para acumular água nos açudes”, explicou. Ela informou que a previsão para o início do período de chuvas nas regiões que estão sendo castigadas pela seca é para os meses de fevereiro e março.

A meteorologista acrescentou que somente nos próximos meses é que as precipitações serão mais significantes a ponto de acumular água e melhorar os níveis de armazenamento nos reservatórios do Estado.

As chuvas que estão caindo, no entanto, estão servindo para que o agricultor acumule água nos reservatórios domésticos para amenizar os efeitos da estiagem que tanto tem penalizado, principalmente as regiões do Sertão, Cariri e Agreste.

Os municípios que registraram maiores índices pluviométricos neste fim de semana foram Mãe D’água, no Sertão do Estado, com 26,2 milímetros; Campina Grande, no Agreste, com 23,3 milímetros; Boa Vista, também no Agreste, com 19,6 milímetros; Cajazeirinhas, no Sertão do Estado, com 18 milímetros; e são Sebastião do Umbuzeiro, no Sertão, com 10,6 milímetros.

Desde o início do ano, as cidades que tiveram os maiores índices pluviométricos registrados pela Aesa foram Jericó, no Sertão, com 28 milímetros; Mãe D’água, com 26,2 milímetros; Juripiranga, na Zona da Mata, com 23,5 milímetros; Campina Grande, com 23,3 milímetros; e Sumé, no Cariri, com 21 milímetros.

De acordo com o serviço de meteorologia da Aesa, o sol vai predominar em todo o Estado nas próximas horas, mas há previsão e chuvas isoladas que devem ocorrer entre a tarde e a noite, principalmente nas regiões mais castigadas pela seca, a exemplo do Cariri, Sertão e Agreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!