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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Defesa Civil instala sistema online para atender municípios em casos de desastres naturais


Defesa Civil instala sistema online para atender municípios em casos de desastres naturais
Tema será tratado em oficina desenvolvida pelo Ministério da Integração Nacional nesta terça-feira, às 16h30, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas que acontece em Brasília
 
Brasília - A partir de 1º de fevereiro, as solicitações de reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública feitas pelos governos estaduais e/ou municipais serão realizados somente por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Desta forma, o Reconhecimento Federal por meio físico (papel) não será mais aceito a partir de fevereiro.
 
Pela relevância do assunto para os gestores municipais, o sistema online será tema de oficina que o Ministério da Integração Nacional realiza, na tarde desta terça-feira (29), durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
 Em caso de dúvida, os técnicos das Prefeituras e Governos Estaduais devem entrar em contato pelos telefones (61) 3214-0631/0633/0602.
O sistema tem como objetivos manter atualizado o banco de dados nacional sobre as ocorrências de desastres naturais, informatizar o processo de transferência de recursos, além de disponibilizar atualização imediata no acompanhamento dos danos e prejuízos de ordem pública ou privada. A ferramenta virtual está no ar desde o início de janeiro e já atendeu a 45 solicitações de municípios.
 
Segundo o coordenador de Planejamento e Resposta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Ronny José Peixoto, com o uso do sistema S2ID o processo de reconhecimento da situação de emergência do estado ou município será mais rápido, desde a solicitação até a publicação do reconhecimento federal no Diário Oficial da União. "Outra vantagem do sistema eletrônico é proporcionar automaticamente a construção de um banco de dados sobre os registros de desastres no país", afirmou.
 
Orientações - O acesso ao sistema online estará disponível somente para usuários cadastrados que sejam indicados, por meio de ofício assinado pelo Coordenador Estadual ou Municipal de Defesa Civil. O Estado/Município poderá solicitar o cadastramento de mais de um servidor.
 
O acesso à ferramenta está disponível no endereço: http://www.integracao.gov.br/defesa-civil/s2id, que também possui links para o manual de utilização do sistema e várias vídeo-aulas de orientação da utilização do S2ID. Esse cadastro não inclui autorização para utilização do Cartão de Pagamento da Defesa Civil e/ou qualquer outro procedimento. Após efetivado o registro o sistema online S2ID enviará aviso para o e-mail cadastrado informando a senha inicial para acesso do servidor indicado.
 
Em caso de dúvida, os técnicos das Prefeituras e Governos Estaduais devem entrar em contato pelos telefones (61) 3214-0631/0633/0602.
 
ascom

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