google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Cariri e Sertão registram chuvas isoladas; em Sumé, população sai às ruas para comemorar

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cariri e Sertão registram chuvas isoladas; em Sumé, população sai às ruas para comemorar


Segundo boletim de análise e previsão do tempo divulgado pela Aesa, nas regiões do Agreste, Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, o céu ficará parcialmente nublado a nublado com ocorrência de chuvas em áreas isoladas
Águas nas praça central da cidade
Moradores de alguns municípios paraibanos, que sofrem com a grave seca que atinge 197 cidades desde o ano passado, estão comemorando as chuvas que vêm sendo registradas nas últimas horas. De acordo com o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, estão ocorrendo chuvas isoladas na Paraíba e elas deverão ter continuidade nas próximas 48 horas.
Segundo Alexandre Magno, a agência registrou chuvas em sete cidades que compreendem as regiões do Cariri e Sertão paraibano. O meteorologista revelou que a maior incidência de chuvas este ano ocorreu no município de Jericó que pontuou um índice pluviométrico de 19.4 milímetros. “Registramos também chuvas nas cidades de Sousa com 15.2, Pombal e Sumé, entre outras cidades”.
De acordo com Aesa, as precipitações de água foram percebidas em maior intensidade nesta quarta-feira (2), na cidade de Sumé (Cariri paraibano). Apesar de pouca duração, ruas foram inundadas, a praça central ficou parcialmente coberta pelas águas. A população saiu às ruas para comemorar.
Foto: Águas nas praça central da cidadeCréditos: Cariri Ligado
“O povo gritava de alegria. Começou com pingos e, em seguida, chuva de vento. As pessoas saíram das casas e tomaram banho de chuva. A rua ficou tomada de gente para festejar a chegada das águas na cidade”, comemorou Vitória Regina, diretora do hospital da cidade, revelando que os agricultores estão otimistas e já começaram a plantar as sementes.

“Os agricultores comemoraram e já iniciaram a plantão de sementes para ração animal e alimentação humana. A crendice popular diz que se chover depois do dia 1º de janeiro, é sinal de chuvas dentro da normalidade e, consequentemente, fartura durante o ano todo. Estamos esperançosos de dias melhores para o nosso povo que foi prejudicado pela seca”, comentou Vitória Regina.
Segundo boletim de análise e previsão do tempo divulgado pela Aesa, nas regiões do Agreste, Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, o céu ficará parcialmente nublado a nublado com ocorrência de chuvas em áreas isoladas. Já no Litoral paraibano, o céu vai apresentar nebulosidade variável podendo ocorrer chuvas fracas em pontos isolados. Não há previsão de chuvas para o Brejo do Estado.
Previsão do tempo divulgado pela AESA
Foto: previsão do tempo divulgado pela AESA
A Paraíba enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos e, de acordo com levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), dos 121 açudes monitorados pelo orgão, 10 reservatórios estão secos ou quase secos na Paraíba.
A estiagem, que castiga quatro das cinco regiões do Estado, já deixou 22,3% desses reservatórios com, no máximo, 20% de sua capacidade total. Em dez deles, segundo a Agência, o acumulado é menor de 5% e a situação é considerada "crítica". PORTAL CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!