google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : EFEITO SECA: 32 cidades do Cariri têm estado de emergência decretado; prefeitos estão diminuindo e até cortando festas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 10 de maio de 2012

EFEITO SECA: 32 cidades do Cariri têm estado de emergência decretado; prefeitos estão diminuindo e até cortando festas


A seca que assola o Semi-árido brasileiro atinge de cheio o Cariri da Paraíba e as populações e lideranças já sentem seu efeito. Todos os municípios do Cariri já decretaram estado de emergência e muitas das cidades já enfrentam graves problemas relacionados ao abastecimento de água e falta de rações para os animais.
Os prefeitos da região esperam pela liberação de verbas por parte do Governo do Estado e Governo Federal e já no momento sustentam sozinhos as carências verificadas na Zona Rural de suas fronteiras. É o caso do prefeito de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz, que informou está abastecendo toda a Zona Rural com carros-pipa financiados pela Prefeitura Municipal. “Nós temos uma grande extensão territorial na Zona Rural e estamos sustentando o abastecimento e apoiando os produtores com ração com recursos próprios”, disse o gestor.
Mas engana-se quem pensa que a seca atinge apenas as populações do campo. Os munícipes das cidades também são afetados com a escassez e empenho de recursos destinados a Zona Rural. A prova disso é o cancelamento de eventos já anunciados por prefeitos do Cariri por causa da estiagem.
A prefeita de Parari, Solange Aires Caluête, decidiu não cancelar os festejos de junho, até pela tradição no município, mas optou por cancelar a tradicional Festa do Bode. Segundo ela, o evento é muito caro e não há como celebrar a caprino-ovinocultura quando os produtores estão vendendo seus animais ou vendo-os perder por falta de insumo.
Em todo o Estado da Paraíba foi decretada calamidade pública em 170 municípios e o governador espera com isso agilizar a liberação de recursos federais nas áreas de abastecimento e apoio aos agricultores.
A meteorologista Carmem Backer, da AESA, explicou que as águas do oceano estão mais frias, o que impede evaporação e conseqüentemente a formação das nuvens. A Agência de Gestão das Águas não prevê chuvas para este ano, especialmente no Sertão e Cariri, mas não se pronunciou sobre a possibilidade de alongamento desta seca.
De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!