google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Mais da metade dos municípios da PB precisa da Operação Pipa

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mais da metade dos municípios da PB precisa da Operação Pipa


Umbuzeirenses Pegando água no carro pipa.

Dos 223 municípios da Paraíba, 142 contam com recursos da Operação Carro Pipa, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), para suprir a escassez de água. A informação é baseada no levantamento feito pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Sedec. Ao todo, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Sedec, atende a 788 municípios em todo o país.

Confira aqui a lista com todos os 142 municípios paraibanos beneficiados pelo programa

A Operação Carro Pipa é um Programa Emergencial de Distribuição de Água do Ministério da Integração Nacional, desenvolvido em parceria com o Exército brasileiro desde 2006 e tem o objetivo de levar água potável a locais que estão em situação de emergência por causa de seca prolongada.

Segundo levantamento feito pelo Cenad, a Sedec gasta mensalmente, em média, R$ 30 milhões com oito estados da região do semiárido nordestino, além de com 41 municípios da região norte de Minas Gerais que são beneficiados pela ação.

Entre os estados nordestinos com o maior número de municípios atendidos pelo programa, a Paraíba destaca-se com 142. Este número corresponde a 63,67% de todos os municípios do Estado. Apenas a Bahia, que tem 173 municípios auxiliados pelo programa, supera a Paraíba. No início do ano passado, o número de municípios paraibanos que necessitavam dos recursos da Operação Carro Pipa girava em torno de 80.

Confira a lista dos oito estados nordestinos beneficiados pelo programa:
  EstadoNº de municípios
atendidos pelo programa
 Bahia 173
 Paraíba 142
 Ceará 122
 Piauí 84
 Rio Grande do Norte 84
 Pernambuco 82
 Alagoas 35
 Sergipe 2

A solicitação dos carros-pipa é feita diretamente à Secretaria por ofício com justificativa. Essa demanda é analisada por uma equipe técnica da Sedec que também acompanha e supervisiona as atividades de distribuição da água. O Exército executa a operação por intermédio do Comando de Operações Terrestres (Coter). P.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!