google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O som da sedução: voz feminina indica interesse ou infidelidade

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 5 de junho de 2010

O som da sedução: voz feminina indica interesse ou infidelidade

Flertar, ou paquerar, pode parecer uma atividade principalmente visual - sobretudo por meio das primeiras trocas de olhares.
Mas a Dra. Susan Hughes, da Universidade de Reading, na Inglaterra, descobriu que a voz também desempenha um papel importante.
Baixar a voz, segundo a pesquisadora, pode ser um meio de demonstrar atração por um parceiro.
Excitação fisiológica
"Nós descobrimos que ambos os sexos usam um tom de voz mais baixo e mostram um alto nível de excitação fisiológica quando falam com um 'alvo' do sexo oposto mais atraente", diz ela.
O estudo analisou 48 estudantes usando o Skype para deixar mensagens de voz enquanto visualizavam uma imagem da pessoa fictícia que deveria receber a mensagem.
Os homens e as mulheres que apareciam nas imagens variavam em termos de beleza e atratividade física.
Estereótipo das vozes
Hughes - que afirmou que esperava que as mulheres levantassem suas vozes para que parecessem mais femininas e atraentes - foi surpreendida pelos resultados.
"Parece haver um estereótipo comum em nossa cultura que considera que uma voz feminina sexy soa como rouca, soprada e de baixa frequência," diz ela. "Isto sugere que a motivação para exibir uma voz feminina sedutora pode entrar em conflito com a motivação para parecer mais feminina."
A manipulação da voz feminina sugere que alterar o tom de voz pode ser um comportamento aprendido com base em estereótipos sexuais da voz, em vez de características vocais reais de atratividade.
"Quando uma mulher baixa naturalmente a sua voz, isto pode ser percebido como uma tentativa de soar mais sedutora e atraente e, portanto, serve como um sinal de seu interesse romântico," acrescenta.
Atração e infidelidade
A pesquisa também mediu a consciência das pessoas sobre as mudanças nas vozes dos outros.
"Estas descobertas podem ter implicações para a importância do papel da voz na seleção do parceiro e na atração", diz ela.
"Se as pessoas puderem perceber mudanças nas vozes dos outros quando falam com pessoas atraentes, essa percepção pode ser útil para identificar parceiros potencialmente interessados, detectando o interesse dos outros, e detectar eventuais infidelidades dos parceiros," assinala a pesquisadora.
"O som de uma voz pode conter uma enorme riqueza de importantes informações biológicas e sociais," diz Hughes.

Um comentário:

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!