google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : “Esperar sentir sede para beber água não é ideal”, diz especialista

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 23 de março de 2013

“Esperar sentir sede para beber água não é ideal”, diz especialista


“Esperar sentir sede para beber água não é ideal”, diz especialista
A água é o principal componente do nosso organismo, respondendo por 60% do peso corporal. Em bebês e crianças, essa porcentagem é ainda mais elevada, por isso a importância de sempre hidratar o corpo. No Dia Mundial da Água, celebrado hoje (22), o dr. Antonio Herbert Lancha Junior, professor-titular de Nutrição da USP (Universidade de São Paulo), cita os benefícios do líquido.

— A importância da hidratação vai além da questão da pele, do sistema imune ou da quebra de gordura, interfere na capacidade de processamento de informação.

O médico explica que a desidratação compromete a cognição, ou seja, o desempenho das atividades intelectuais do dia a dia, deixa o organismo mais vulnerável a infecções oportunistas, como gripes e resfriados, e prejudica o processo de emagrecimento.

— Sem água o organismo reduz sua capacidade de quebrar gordura. Além disso, a desidratação faz a pessoa perder peso em água e isso a deixa mais cansada.

Como os tecidos do nosso corpo que contêm mais água são músculo, pele, vísceras e sangue, o Dr. Lancha avisa que todas as bebidas hidratam, inclusive as que contêm açúcar e/ou carboidrato.
— Quando consumimos um isotônico, por exemplo, estamos ingerindo água, sal e glicose. A água e o sal ajudam a manter a água no sangue e no espaço fora das células, enquanto a glicose é importante para manter o carboidrato dentro do músculo.

O médico acrescenta que é importante beber água o dia inteiro e não apenas quando se tem sede. Segundo ele, “a hidratação é muito mais do que simplesmente tomar um copo d’água, a reposição deve ser permanente”.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, é recomendado beber um copo de líquido por hora (200 ml).

— Mas, quando o gasto calórico aumenta por algum motivo, prática de atividade física, por exemplo, é necessário compensar, caso contrário o corpo vai acusar essa baixa quantidade de água. Já em lugares com altas temperaturas, que a perda de água pelo suor é maior, a necessidade de ingestão de líquido também aumenta. 

Mito ou verdade

Ao contrário do que se acredita, segundo o dr. Lancha, não é a falta de potássio a principal responsável pela cãibra, mas sim a falta de água e carboidrato no interior das células do tecido muscular.

— A água dentro da célula é essencial para a contração e o relaxamento do músculo. Sem água esses movimentos musculares ficam comprometidos.

O ambiente climatizado também resseca o corpo, por isso as pessoas que passam o dia em local com ar condicionado devem consumir bastante líquido.

— No estado de hipohidratação (pouco hidratado), a mucosa tem sua espessura diminuída e com isso ficamos mais vulneráveis a todos os tipos de infecção propagados pelo ar. Se alguma bactéria ou vírus conseguir atravessar a membrana, por causa da fragilidade da mucosa, são grandes as chances do indivíduo desenvolver uma doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!