google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Organização é fundamental para o sucesso da produção de leite na agricultura familiar

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 20 de março de 2013

Organização é fundamental para o sucesso da produção de leite na agricultura familiar

Foto: Sitio Jardim S.S.U

A produção leiteira é uma atividade comum em quase 80% dos estabelecimentos agrícolas familiares brasileiros. A inserção dos agricultores familiares na cadeia produtiva do leite permite a ocupação da mão-de-obra familiar, a diversificação da atividade agrícola e a geração de renda. No entanto, a adoção da tecnologia isoladamente não resolve os problemas da efetiva ocupação e produção dos agricultores familiares. A partir de experiências de agricultores familiares assentados da reforma agrária no município de Unaí (MG), estudiosos da Embrapa Cerrados (Brasília/DF) concluíram que um aspecto fundamental é a organização social.
O pesquisador da Embrapa Cerrados, José Humberto Valadares Xavier, explica como pode ser feito isso: “O processo organizativo é elemento estratégico para que um conjunto de tecnologias disponíveis seja incorporado aos sistemas produtivos dos agricultores familiares. Além disso, sabe-se hoje que um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores familiares é a inserção de seus produtos no mercado, e este é outro aspecto no qual a organização dos agricultores pode ser decisiva”, afirma José Humberto Valadares Xavier.

Uma experiência positiva foi realizada em Unaí. Um grupo de agricultores familiares se organizou para planejar, executar e fazer a gestão de um tanque coletivo para o resfriamento de leite para possibilitar a inserção do produto no mercado. O projeto de implantação do tanque coletivo serviu para mobilizar os assentados, não só do ponto de vista da produção, mas também como um processo educativo e capacitador no aspecto da organização social.
Segundo Xavier, com os tanques coletivos para o resfriamento do leite, a comunidade pôde se associar a uma cooperativa, os produtores passaram a receber um preço melhor pelo leite e aprenderam a se organizar coletivamente. Durante o processo, eles perceberam que precisavam melhorar a escolaridade para calcular melhor os custos de produção e o lucro obtido com a venda do leite. Então, decidiram instalar uma sala de aula na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!