google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Conheça a dieta dos amidos resistentes e sua estrela, a banana verde

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Conheça a dieta dos amidos resistentes e sua estrela, a banana verde



  • A banana verde é fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas ao nosso corpo como os lactobacilos.
    A banana verde é fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas ao nosso corpo como os lactobacilos.
Nem todo carboidrato é o vilão das dietas. Em alguns casos ele pode até ser o mocinho, em especial aqueles que possuem em sua composição o amido resistente. Entre eles estão a batata, a mandioca, o inhame, o cará e, em especial, a banana verde.

O amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. Alguns estudos mostram que esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de  saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue, aumento da concentração de colecistocinina (hormônio que interfere na saciedade), diminuição na absorção de gorduras e aumento do trânsito intestinal. Todos esses efeitos irão interferir numa perda de peso eficaz e saudável.

“Para ser resistente, o amido deve ser cozido ou aquecido. Sob alta temperatura, ele sofre o processo de gelatinização que garante o efeito emagrecedor. Os alimentos devem ser consumidos 30 minutos antes da refeição e com um copo de água, que dará a sensação de saciedade”, explica o endocrinologista e proprietário do Spa Posse do Corpo, Alfredo Cury.

Já a nutricionista Andréa Santa Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, alerta que é preciso ter cuidado na escolha de qual tipo de carboidrato será ingerido, já que o benefício do emagrecimento se restringe apenas aos que possuem em sua composição o amido resistente.

Nada em excesso

“A quantidade também é algo relevante a se destacar, tudo que é em excesso não traz boas consequências para nosso corpo. Também é importante incluir outros nutrientes, presentes nas carnes magras, gorduras de boa qualidade, verduras e legumes, além de evitar o consumo de gordura saturada, trans e hidrogenada, carboidratos refinados e açúcar”, afirma Santa Rosa.

Segundo a nutricionista, a ingestão de alimentos fontes de amido resistente, principalmente da banana verde que se destaca nesse quesito, também está associada à prevenção de doenças crônicas como o câncer, diabetes, dislipidemias, doenças coronárias e obesidade.

O amido resistente é um colaborador na perda de peso e não apresenta efeitos colaterais, podendo ser utilizado por todos os pacientes durante tempo indeterminado, garante o nutrólogo Edson Credidio, doutor em ciências de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Para uma perda de peso segura e saudável, o ideal seria emagrecer quatro quilos por mês, mais do que isto o cérebro pode estranhar e ativar mecanismos para segurar as gorduras”, recomenda Credidio.
Banana verde

Alguns subprodutos podem ser preparados com a banana verde cozida, como a biomassa, que vem se tornando muito popular no país. É importante que ela esteja totalmente verde e tenha sido o menos exposta à climatização possível. Peça ao seu fornecedor para trazer um cacho fresquinho. Excelente para qualquer faixa etária, sem contraindicações a não ser para pessoas que possuem alergia à fruta.

Fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas ao nosso corpo como os lactobacilos. Também é rica em ferro e vitamina A, que auxilia no crescimento e sistema imunológico da criança, e potássio, que ajuda no aprendizado da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!