google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Núcleo de produção de cordeiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Núcleo de produção de cordeiro


O objetivo do projeto Cordeiro do Cariri, é Validar modelos de sistemas de produção para terminação (engorda para abate), com o correto manejo alimentar e sanitário, para a obtenção de produtos de carne e pele ovinas com qualidade adequada para a exigência os mercados. O projeto é coordenado pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE) e que já atua há dois anos no sul do estado do Ceará, com sistemas de produção de cordeiros em confinamento, no município de Campos Sales, e a pasto cultivado, em Farias Brito.
A idéia dos centros é de promover a melhoria da qualidade da matéria-prima e dos produtos ao longo do ano, garantindo uma regularidade da produção – que atualmente ainda é concentrada nos períodos chuvosos – e aumentando a competitividade da cadeia produtiva. Assim, o projeto pretende contribuir na organização da oferta de carne de ovinos para a agroindústria com mais regularidade, qualidade, quantidade e baixos custos.
Nos centros de terminação, os produtores locais procuram adotar boas práticas para a obtenção de animais padronizados para o abate. Os rebanhos em Campos Sales e Farias Brito são submetidos a manejo sanitário preventivo, com vacinação contra clostridioses e raiva e uso do método FAMACHA para controle de verminoses. Já o manejo nutricional é voltado para a realidade de cada sistema: em Farias Brito, no pasto cultivado, é adotada também a suplementação concentrada. Já no sistema em confinamento, em Campos Sales, será trabalhada a produção de silagem de sorgo para alimentação dos cordeiros. O centro de Campos Sales tem capacidade para 120 cordeiros, o de Farias Brito para 100.
O projeto tem permitido à Embrapa e instituições parceiras introduzir inovações tecnológicas em benefício dos ovinocultores participantes. Além disso, o projeto tem atuado para o fortalecimento das associações de produtores, de modo a garantir melhores estratégias de comercialização e marketing dos produtos e aperfeiçoar a governança da cadeia produtiva. Atualmente, são 27 produtores diretamente envolvidos nos dois municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!