google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : As principais doenças que atacam o rebanho de caprinos e ovinos no Brasil

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 19 de junho de 2012

As principais doenças que atacam o rebanho de caprinos e ovinos no Brasil


Um estudo realizado em nove estados do Brasil vai identificar o nível de infecção dos rebanhos de pequenos ruminantes pelas nove principais doenças que afetam caprinos e ovinos. O trabalho de campo foi concluído no Nordeste e será ampliado para mais três estados de outras regiões do país. A pesquisa, iniciada em janeiro de 2009, resultará na caracterização do perfil zoossanitário da caprinocultura e da ovinocultura tropical por território.
Três das doenças são contempladas pelo Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): Artrite Encefalite Caprina (CAE), Maedi-Visna (MVV) e Brucelose Ovina. O resultado da pesquisa envolvendo esse grupo irá subsidiar o estabelecimento do programa e orientar políticas públicas e privadas para o controle das enfermidades.
As outras seis doenças impactam negativamente a produtividade dos rebanhos, daí a importância do diagnóstico. Trata-se de Linfadenite Caseosa, Clamidofilose, Neosporose, Toxoplasmose, Língua Azul e Leptospirose. Para prevenir as doenças, é necessário aplicar as técnicas de manejo sanitário de pequenos ruminantes.
Artrite Encefalite Caprina (CAE) Leucoencefalomielite em cabritos, artrite crônica, mamite e pneumonia em adultos. A Brucelose Ovina,  Epididimite nos machos, abortamento nas fêmeas, ocorrência de natimortos, nascimento de cordeiros fracos e aumento da mortalidade perinatal.
Maedi-Visna (MVV) é uma alterações nos pulmões, sistema nervoso central, glândula mamária e articulações, principalmente nos adultos. Clamidofilose, provoca abortamento e mortalidade neonatal. No caso da leptospirose, vem o abortamento. A Linfadenite Caseosa, é uma  Formação de abscessos em gânglios linfáticos superficiais, podendo também acometer órgãos e linfonodos internos.
Língua Azul tem características diferentes para ovinos e caprinos. Entre os ovinos: edema na face, febre, corrimento nasal com aparecimento de crostas, vesículas na boca e nos lábios, claudicação, degeneração hialina na musculatura esquelética, aumento dos linfonodos mediastínicos, anorexia, perda de peso e morte. Entre os Caprinos: elevação da temperatura corporal e anemia leve ou aumento do volume sanguíneo das mucosas conjuntival e nasal.
Neosporose: Abortamento em rebanhos ovinos, problemas reprodutivos e distúrbios neurológicos. A Toxoplasmose, Abortamento, natimorto e morte de neonatos.
Os estados que participam das análises são os que possuem maior representatividade na caprinocultura e na ovinocultura tropical. Seis estão na região Nordeste (Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia), um estado é da região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e dois do Sudeste do Brasil (Minas Gerais e Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!