google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Filme paraibano ganha prêmio em Festival Internacional

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Filme paraibano ganha prêmio em Festival Internacional


Filme paraibano ganha prêmio em Festival Internacional
O longa-metragem "Onde Borges Tudo vê", do diretor paraibano Taciano Valério, ganhou o prêmio de Melhor Filme Nacional de Longa Metragem no II Festival Lume de Cinema, que aconteceu de 14 a 20 deste mês em São Luís (MA).

O filme é uma produção paraibana e foi financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). O projeto foi aprovado em 2008 e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 48 mil.

Desenvolvido inicialmente para se tornar um curta metragem, o filme foi realizado em duas etapas, transformando-se numa produção de longa duração. O processo de gravação foi iniciado em dezembro de 2010, concluído em abril de 2011 e lançado em dezembro passado, em Campina Grande. Todo o corpo técnico da produção é formado por atores e profissionais paraibanos.

Adaptação

Baseado numa livre adaptação do conto homônimo publicado no livro "Fragmentos de um Olhar", de autoria do diretor Taciano Valério, o longa metragem faz referência à história do poeta argentino Jorge Luis Borges, expoente da literatura latino-americana. No filme, Napoleão (Everaldo Pontes) é um cego dono de um hamster (Borges) e amante do legado do escritor argentino Jorge Luis Borges, do qual diz guardar uma obra escrita que ninguém no mundo possui.

O diretor paraibano revelou que "foi a partir da obra do poeta argentino que se desenvolveu um enredo que ousamos definir como borgeano". A trama se desenvolve a partir do olhar de Borges, um pequeno hamster, que em suas andanças na atmosfera cotidiana, representada pela cidade de Campina Grande, evidencia as particularidades de cada personagem.

O Festival – O Festival Lume de Cinema é uma extensão dos três Festivais Internacionais de Cinema do Maranhão que a Lume Filmes criou em meados da década passada e tem o objetivo de despertar no espectador uma consciência a favor da arte cinematográfica.

A programação do festival acontece em diversos espaços da cidade - mostras oficiais e paralelas de filmes, entre longas e curtas, além de shows, lançamentos de livros, palestras, workshops e debates. O evento conta com presenças de cineastas, técnicos, atores e jornalistas internacionais e nacionais; e nesse ano teve a participação significativa de filmes latinos que marcam presença em produções de longa e curta metragens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!