google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Mapa apresenta relatório sobre Defesa Agropecuário da PB

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 12 de maio de 2012

Mapa apresenta relatório sobre Defesa Agropecuário da PB

Entidades do setor rural da Paraíba estiveram reunidas na última quarta-feira (09), na Superintendência Federal da Agricultura da Paraíba (SFA/PB), para acompanhar a apresentação dos resultados da consultoria técnica realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre as ações da Defesa Agropecuária do estado da Paraíba.


A consultoria, realizada em março deste ano, tinha o objetivo de avaliar as atividades da defesa agropecuária executadas na Paraíba relacionadas à prevenção e erradicação da febre aftosa, assim como verificar os fatores que vem dificultando o atendimento às ações previstas nas recomendações das auditorias do Mapa.

Entre os pontos de atenção citados no relatório elaborado pelo auditor Mozar Conteiro Targueta, foi apontado como o principal gargalo da Defesa Agropecuária do estado, a falta de um cadastro atualizado das propriedades da Paraíba. De acordo com o auditor, as informações utilizadas hoje são insuficientes e inseguras, o que fragiliza todo o serviço veterinário oficial. “O Estado terá que avançar neste aspecto para só assim planejar os próximos passos para sua reclassificação”, afirmou Targueta.
Para atender a esta recomendação do auditor, a Gerência de Defesa Agropecuária da Paraíba (GEDA), juntamente com a Emater, Emepa, Sistema FAEPA/SENAR-PB e outras entidades, irá organizar uma força tarefa para coletar as informações necessárias para a atualização do cadastro dentro do prazo previsto.

Outro ponto destacado pelo auditor foi a capacidade técnica da Defesa. Apesar da contratação de 67 profissionais, entre técnicos agropecuários, médicos veterinários e engenheiros agrônomos, o quadro de funcionários continua insuficiente, principalmente na área administrativa, onde há carência de auxiliares administrativos, para execução das tarefas rotineiras das Regionais e Unidades Locais.
Quanto à legislação e existência de manuais de padronização de procedimentos, a Paraíba tem feito seu dever de casa e já possui o manual de fiscalização dos postos de vigilância agropecuária e volantes e também o manual de orientação para as Unidades Locais. A revisão e atualização da Legislação Estadual de Defesa Sanitária Animal já foi feita e se encontra na Casa Civil de onde será encaminhada para análise do Governador.

A questão da sanidade animal do estado vem sendo acompanhada com a devida atenção por diversas entidades do setor rural desde 2008. Resultado de um esforço conjunto em 2010, a Paraíba conseguiu a mudança de status, passando de risco desconhecido para risco médio, status que tenta manter este ano. “Acreditamos que, da mesma forma que conseguimos em 2010, teremos sucesso no cumprimento das recomendações este ano. A determinação e boa vontade do próprio Governador e da Sedap, mesmo diante de todas as dificuldades, trarão resultados positivos para a Paraíba”, afirmou o presidente da FAEPA, Mário Borba.

Ainda de acordo com o presidente da FAEPA, basta voltar os esforços para a atualização do cadastro e o índice de vacinação nesta 1ª etapa da campanha contra a febre aftosa. “Temos que alcançar 90% do índice de vacinação e o sucesso da campanha depende de diversos atores, entre eles o produtor rural, que precisa estar consciente da importância da vacinação”, afirmou o dirigente.

Estiveram presentes na reunião, entre outras autoridades, o secretário executivo da Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro, o assessor da Presidência da FAEPA, Domingos de Lélis Filho, o superintendente substituto da Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba (SFA/PB), Antônio Hybernon da Silva, o gerente executivo da Defesa Agropecuária (GEDA), Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!