google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Pacientes da PB esperam até seis meses por mamografia Tempo de espera seria causado pela falta de equipamentos na rede pública de saúde.

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pacientes da PB esperam até seis meses por mamografia Tempo de espera seria causado pela falta de equipamentos na rede pública de saúde.


Pacientes chegam a esperar até seis meses para serem submetidas a um exame de mamografia em João Pessoa. O motivo da demora, segundo a mastologista e especialista em imaginologia Joana Mariza de Barros, é que a rede pública de saúde dispõe de poucos equipamentos para atender à população de mulheres com idade de 30 a 94 anos.
O mais grave é que, enquanto a população sofre sem assistência, a Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Peito, que realiza diversas ações de combate ao câncer de mama na Paraíba, denuncia que há mamógrafos quebrados e ainda encaixotados no Estado. O caso será alvo de investigação do Ministério Público Estadual.
Segundo Joana Mariza de Barros, a Paraíba só possui 46 mamógrafos. Desses, oito estão sem atender à população porque estão quebrados ou ainda encaixotados. “Os dados são do Denasus, que é o Departamento Nacional do Sistema Único de Saúde. Eles mostram que cinco mamógrafos estão com defeitos e três ainda na embalagem”, declara a médica.
A situação é motivo de preocupação, já que a mamografia é o principal exame usado no diagnóstico do câncer de mama. “Um tumor que consegue ser apalpado é porque já tem, pelo menos, um centímetro de tamanho. Se a mulher for obrigada a esperar por seis meses para fazer a mamografia, vai ter as chances de curas reduzidas, porque nesse período, o tumor vai crescer e mesmo que a mama seja extraída, ainda não haverá garantia do tratamento”, analisa.
O promotor da Saúde João Geraldo Barbosa, vai abrir um procedimento para investigar a falta de uso dos equipamentos. “Assim que receber as denúncias, oficialmente, vou apurar o caso e tomar as medidas que julgar necessário”, afirmou.JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!