google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Piauí exporta castanha de caju para a Itália

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Piauí exporta castanha de caju para a Itália

 Shutterstockcastanha produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi) começou este mês a ser exportada para a Itália. A venda do produto é resultado da conquista da certificação da Cocajupi para oComércio Justo ou Fairtrade - modalidade de comercialização que leva em conta requisitos como responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade dos pequenos e médios produtores. 

Segundo Luiz Eduardo Rodrigues, gerente administrativo da Cocajupi, essa é a primeira experiência de exportação da central. “Serão exportadas 150 caixas ao todo, o que corresponde a mais de três mil quilos de amêndoas, sendo comercializados a quase 35 mil euros”, informa. 

A Cocajupi, que tem sede em Picos, cidade localizada a 306 quilômetros ao sul de Teresina, reúne nove pequenas cooperativas de cajucultores. As entidades fazem o trabalho de beneficiamento do caju e a central é responsável pelo processamento da castanha. 

No Brasil, a área plantada com vários gêneros do cajueiro é de cerca de 700 mil hectares. No Piauí, são quase 200 mil hectares destinados à cultura do caju, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking da cajucultura brasileira. 

A produção anual de castanha no estado é de cerca de 50 mil toneladas por safra, estando concentrada principalmente nas regiões de Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato.G R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!