google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Bancos de Sementes do Nordeste fortalecem a agricultura familiar

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 22 de outubro de 2011

Bancos de Sementes do Nordeste fortalecem a agricultura familiar

Livre de atravessadores, produção se torna mais ecológica e sustentável Sementes da Paraíba, que estavam desaparecendo com a erosão e o desmatamento, agora estão no estoque coletivo de sementes em bancos comunitários. Já são 16 bancos, com a participação de 381 sócios, que armazenam 25 toneladas de sementes. Além de palestras sobre a importância do resgate das sementes locais para o fortalecimento da agricultura familiar, o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) capacitou 211agricultores na confecção de silos. O acesso às sementes se dá por empréstimo ou troca, na hora certa para o plantio.

Os bancos comunitários também funcionam como espaços de armazenamento de grãos, estratégicos para a segurança alimentar e nutricional das famílias. “Antes as famílias se submetiam a negociar sementes e sua produção com atravessadores, tendo que devolvê-las com acréscimo de 100% após a colheita do ano seguinte”, conta o responsável pela tecnologia social, José Rego Neto.

Outra vantagem é o impacto positivo no equilíbrio ambiental, uma vez que permite o resgate, a multiplicação e a preservação de sementes adaptadas à região. O processo de implantação promove uma nova abordagem com o manejo adequado dos recursos naturais, incluindo reflorestamento dos quintais e unidades produtivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!