google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Água de açudes da Paraíba está imprópria para consumo o Açude de Santo Antonio em São Sebastião do Umbuzeiro será analizado

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Água de açudes da Paraíba está imprópria para consumo o Açude de Santo Antonio em São Sebastião do Umbuzeiro será analizado

Açude Santo Antonio de São Sebastião do Umbuzeiro.
A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Paraíba está avaliando a qualidade da água em diversos municípios do Estado. Na primeira análise, com amostras de água de cinco localidades do Cariri e do Seridó, foi apontado que 95% dos mananciais analisados estão contaminados por bactérias e, portanto, impróprios para o consumo humano.

A pesquisa realizada através da Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água (UMCQA), inaugurada neste semestre, visitou no final do mês passado as cidades de Tenório, Junco do Seridó, Santo André, Assunção e Parari, que somadas possuem uma população de 16.872 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o final do ano, serão visitados 25 municípios que ainda não têm um programa de Tratamento e Controle de Qualidade da Água para o consumo humano implantado. As análises serão realizadas em cisternas, poços artesianos, cacimbas, barragens e açudes.

A Companhia de Abastecimento da Paraíba (Cagepa) é responsável pela distribuição de água em 181 municípios do Estado, num total de 223. Em 42 localidades o abastecimento é de responsabilidade das prefeituras municipais. A assessoria de imprensa da companhia informou que para expandir a rede de tratamento e distribuição de água é preciso que haja o interesse do município de repassar a concessão pública do serviço.

Segundo a farmacêutica Rosimere Oliveira, coordenadora técnica da UMCQA, o fato de muitos municípios não disporem de sistema de tratamento de água adequado para atender a população pode acarretar no aparecimento de diversas doenças como hepatite, diarreia, verminoses e enterites. Ela disse que depois de concluído o levantamento, os municípios que tiverem suas águas diagnosticadas como impróprias para o consumo humano terão que apresentar estratégias para resolver o problema.

Cronograma

Neste mês de outubro, de 17 a 21, a UMCQA estará nos municípios do Cariri: Monteiro, Santa Cecília, Alcantil, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre. De 24 a 28, será a vez do Sertão: Amparo, Mãe D'água, São José de Princesa e Coremas.


JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!