google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Consumo leve de álcool pode ser permitido na gravidez, segundo especialista

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Consumo leve de álcool pode ser permitido na gravidez, segundo especialista


Uma nova revisão de estudos da Universidade de Oklahoma, nos EUA, traz uma ótima notícia para as mulheres que gostam de uma cervejinha ou não dispensam uma taça de vinho. Embora a ingestão de bebidas alcoólicas seja, muitas vezes, desaconselhada durante a gravidez, por ter efeitos negativos no desenvolvimento físico e intelectual do bebê, o consumo leve e ocasional de álcool parece não trazer problemas, e pode ser permitido para as gestantes.

Citando alguns estudos sobre o assunto, os especialistas destacam que as gestantes não precisam se preocupar em evitar o consumo leve em ocasiões especiais ou se beberam de forma moderada antes de descobrir que estavam grávidas. O que deve ser evitado na gestação, segundo o especialista Michael Gardner, é o cigarro e as anfetaminas, além do consumo excessivo de álcool, fatores que podem representar significativo risco para o bebê.

Dois dos estudos que indicam que o consumo leve de álcool pode ser permitido para as gestantes foram publicados este ano: um em maio noInternational Journal of Obstetrics & Gynecology; e outro em outubro noJournal of Epidemiol Community Health. O primeiro indicou que o consumo leve no primeiro trimestre da gestação não afetou o comportamento das 2,3 mil crianças avaliadas. E o segundo, avaliando 11 mil crianças, não registrou comprometimento intelectual daquelas cuja mãe bebeu levemente na gravidez.

Os especialistas destacam que o assunto permanece controverso, e mais estudos são necessários para confirmação. Por enquanto, o ideal é sempre consultar um médico e seguir suas recomendações sobre o consumo de álcool e sobre outras questões relacionadas à gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!