Muita gente não sabe, mas muitos homens também passam pela menopausa, apresentando sintomas como fadiga, alterações de humor, pouco desejo sexual, perda de cabelo, falta de concentração e ganho de peso. E isso é mais comum do que as pessoas pensam, afetando, só nos Estados Unidos, mais de 5 milhões de homens, segundo especialistas do Northwestern Memorial Hospital. Porém, a grande maioria dos casos dessa condição - tecnicamente conhecida como hipogonadismo ou andropausa -, que ocorre quando os testículos não produzem níveis adequados de testosterona, não é diagnosticada.
“Esse é um distúrbio altamente prevalente”, destaca o pesquisador Robert Brannigan. “Infelizmente, estimamos que 95% dos casos não são diagnosticados e, por consequência, não são tratados. Quando ignorados, os sintomas podem atrapalhar seriamente a qualidade de vida de alguém”, acrescenta. O especialista explica, ainda, que as variações hormonais são aspectos normais do envelhecimento, mas, entre os homens, isso ocorre mais lentamente - 1% ao ano após os 30 anos de idade -, comparado às mulheres.
O tratamento envolve reposição hormonal via implante subcutâneo absorvível, géis tópicos, adesivos ou injeções. Essa reposição, segundo os especialistas, pode restaurar a função sexual e a força muscular, além de aumentar os níveis de energia. Entretanto, antes disso, é importante que os homens prestem atenção aos sintomas e consultem um médico em caso de suspeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!