A Polícia Rodoviária Federal já tem o dispositivo que impede ligações telefônicas indesejadas para sua Central de Informações e Operações – CIOP, através do Disque PRF 191, que atende gratuitamente 24 horas em todo Território Nacional.
Trata-se de um sistema informatizado que foi desenvolvido pelos próprios policiais rodoviários e que está funcionando em fase experimental nas Centrais PRF dos Estados de Goiás, Minas Gerais e Paraíba.
O objetivo principal é evitar ligações telefônicas feitas por pessoas que passam informações falsas a Polícia, cuja atitude irresponsável, ou até mesma criminosa, vem provocando transtornos e prejuízos não só para PRF, mas principalmente para aqueles que realmente necessitam dessa prestação de serviço.
Agora, todas as ligações para o 191, serão encaminhadas para um banco de dados que faz uma triagem dos telefonemas insistentes e aquele que teve a intenção de passar o “trote”, vai ter sua ligação bloqueada, e com a identificação do número do telefone a pessoa responsável pela linha, poderá responder criminalmente pela ocupação indevida do serviço.
Bom lembrar, que a atitude de passar “trote” é crime previsto nos Artigos 266 e 340 do Código Penal Brasileiro, e o responsável, além de pagar multa, ainda pode pegar de seis meses a três anos de detenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!