google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Pesquisa aponta que voz de mãe ao telefone conforta tanto quanto abraço

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pesquisa aponta que voz de mãe ao telefone conforta tanto quanto abraço


Agora, as mães que deixam suas crianças nas creches podem se tranquilizar. É porque com uma simples ligação é possível acalmar o filho. Isso ficou comprovado em uma pesquisa americana que apontou que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço.
Os cientistas submeteram 60 meninas entre sete e 12 anos de idade a situações de estresse e monitoraram as respostas hormonais delas à voz materna, a um toque carinhoso e a um filme. Segundo a coordenadora do estudo, Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison, os dois primeiros gestos proporcionaram o mesmo nível de conforto – medido pelos níveis do “relaxante natural” oxitocina. E com a liberação de oxitocina em um contexto social, a criança se sentia aconchegada, o mesmo que o contato físico.
Para obter esse resultado as crianças foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu uma ligação telefônica materna logo após a situação de estresse. O segundo ganhou um toque carinhoso, como um abraço. E o terceiro foi levado para assistir ao filme “A marcha dos pinguins”, considerado “emocionalmente neutro”.
De acordo com a pesquisadora, esses resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito de um abraço, mesmo que elas não estejam fisicamente presentes. “Com a pesquisa pode-se refletir o quanto a relação e o vínculo mãe-filho é importante para o desenvolvimento humano. É importante destacar que esta relação também é importante na estruturação do ego, que começa a se formar desde muito cedo, gerando a consciência de si mesmo e da realidade na qual a criança está inserida”, enfatiza a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!