O carro Daihatsu Mira, originalmente movido à gasolina, foi convertido à eletricidade por um grupo chamado Japan EV Club e quebrou seu próprio recorde mundial ao completar a viagem de mil km sem recarga.
O feito do time se deu em uma pista na província de Ibaraki, no Japão, e durou mais de 22 horas. A velocidade média durante o percurso foi de 30 Km/h.
O veículo funciona impulsionado por 8320 baterias de lítio da empresa Sanyo, de modelo 18650, que podem ser encontradas em sites de leilão por cerca de US$ 6,75. Em um cálculo simples, a conversão do Daihatsu Mira pode ter custado mais de US$ 55 mil.
Segundo o blog Autopia da revista Wired, a equipe já tinha conquistado um recorde pela maior viagem única sem recarga, em novembro do ano passado, quando cruzou pouco mais de 550km indo de Tóquio a Osaka.
A nova marca praticamente dobrou a distância percorrida. Para se ter uma idéia, na Maratona de Eficiência Energética de 2009, onde competiram alunos de diversas faculdades do Brasil, o carro elétrico com maior autonomia atingiu 39,6km percorridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!