O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba realizou fiscalização em um supermercado na cidade de Patos e constatou irregularidade em 19,5 toneladas de arroz que seriam comercializadas em todo o estado. A venda foi proibida nesta terça-feira (5) e todas as embalagens do produto foram violadas.
Arroz aprendido (Foto ilustrativa)
A fiscalização foi acompanhada pelo Agente de Inspeção, Joaquim de Oliveira, da Unidade Técnica Regional de Agricultura em Patos, Sertão da Paraíba. Este arroz estava com a comercialização suspensa desde o dia 10 de maio deste ano, contudo o resultado laboratorial que comprovaria a irregularidade ficou pronto na manhã desta segunda-feira (4).
De acordo com a análise da amostra coletada o arroz foi classificado como sendo do Tipo 2, por apresentar um percentual de grãos quebrados acima do determinado pela norma de classificação. Houve divergência porque a embalagem indicava que o arroz seria do Tipo 1.
O produtor do arroz acompanhou a fiscalização e concordou com o diagnóstico, portanto não foi necessária a realização da perícia de contraprova.
De acordo com o Fiscal Federal Agropecuário da SFA-PB, Raimundo Luiz, esse trabalho é feito para evitar que o consumidor seja lesado ao comprar um produto por acreditar nas especificações que estão na embalagem e levar outro: “Nosso trabalho não é destinado a prejudicar a empresa produtora ou o supermercado, mas é em favor do consumidor”, garantiu.
Raimundo Luiz informou que o trabalho de fiscalização é feito diariamente nos supermercados da capital, assim como em outras cidades do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!