google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Qualidade do leite depende da alimentação da vaca

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 22 de abril de 2012

Qualidade do leite depende da alimentação da vaca


O CLA – Ácido Linoléico Conjugado - é um dos ácidos graxos presentes na gordura do leite dos ruminantes. E motivo de pesquisas para melhorar os efeitos para o consumo humano. O que os pesquisadores da Embrapa têm feito é aumentar o teor de CLA no leite produzido pelos ruminantes. Para que isto aconteça, interfere-se na dieta das vacas, introduzindo óleo vegetal à ração.
A Embrapa Gado de Leite e a Universidade Federal de Juiz de Fora investigam a influência do chamado Ácido Linoléico Conjugado (CLA) na melhoria da qualidade da gordura do leite. Há três décadas, foram descobertos os benefícios do CLA para a saúde humana: ele teria capacidade de combater alguns tipos de câncer, ajudar na prevenção da aterosclerose e do diabetes do tipo 2.
As pesquisas são feitas pelos técnicos da Embrapa Gado de Leite, onde se trabalha com o óleo de soja ou o de girassol. Os trabalhos iniciais testaram a manipulação da dieta utilizando forrageiras tropicais, como o capim elefante. Os melhores resultados foram obtidos com a adição de 4,5% de óleo de soja ou girassol na dieta das vacas, misturados ao concentrado. Nestas condições, os resultados foram promissores - Aumento de até 400% de CLA no leite, diminuição de 33% dos ácidos de cadeia média, entre eles o ácido palmítico, que é prejudicial ao coração, e aumento de 11% do ácido oléico, encontrado no azeite de oliva, benéfico à saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!